ONG de Itu promove campanha para reciclar esponjas de lavar louça

Se você já lavou louça alguma vez, sabe que a esponja tem um tempo de vida limitado (em média quatro semanas) e depois vai para o lixo, pois a mesma já está muito gasta e não cumpre mais sua função. Mas, então, o que fazer com a esponja usada?

Pensando na quantidade de esponjas que são descartadas anualmente no lixo, a ONG João de Barro trouxe para Itu o Programa Nacional de Reciclagem Scotch-Brite, em parceria com a TerraCycle. Desenvolvida pela 3M em parceria com a TerraCycle, a iniciativa é a única no mundo a oferecer um novo destino para esponjas de limpeza doméstica usadas e tem como objetivo conscientizar a população sobre as causas ambientais.

 “Uma esponja demora 90 anos para se decompor na natureza e isso nos fez refletir sobre quantas esponjas já jogamos no lixo e elas ainda estão nos aterros sanitários, procuramos por uma iniciativa e fizemos essa parceria com a Scotch-Brite”, conta Diana Galvão, presidente da ONG.

 A população pode levar até a sede da entidade (Rua da Convenção, 144, Centro) as esponjas de limpeza doméstica usadas, de qualquer marca e tamanho, para fazer o descarte ambientalmente correto.

  A equipe da ONG João de Barro será responsável por recolher os produtos e enviá-los para o local onde as esponjas serão transformadas em matéria-prima chamada Pellet, posteriormente utilizada para fabricar novos itens de plástico, como baldes, lixeiras e pás de lixo.