ONG e biólogas de Itu fazem campanha para ajudar o Pantanal

Nos últimos dias, imagens de animais mortos ou feridos pelo fogo que consome o Pantanal têm circulado o mundo e causando indignação. Desde janeiro, as chamas já consumiram mais de 1 milhão de hectares.

Sensibilizados com a situação dos índios da Tribo Guapó e animais da região de Barão de Melgaço, que teve 83% território consumido pelo fogo, três biólogas se uniram em parceria com a ONG João de Barro para arrecadar suprimentos para levar até a cidade de Cuiabá/MT.

A bióloga Rayane Gomes Fernandes, 28 anos, disse que o projeto partiu dela e de sua amiga, também bióloga Thaís Gomes Amaral, 24 anos. “Decidimos que era hora de agir, ajudar de alguma forma. Foi então que iniciamos a venda de canecas para ajudar uma ONG que está no pantanal. A ação ganhou força, então tivemos a ideia de ir pessoalmente ajudar”, conta. As duas biólogas procuraram a ONG João de Barro, que já possui diversos projetos ambientais e que será ponto de coleta das arrecadações.

“No momento estamos precisando de água e alimentos não perecíveis, como: pão, biscoito, leite, carne seca, farinha, café. Além de itens de primeiros socorros, como pomadas de queimadura, gaze, soro fisiológico”, comenta a bióloga Mariana Parra, 27 anos, recém-chegada ao grupo. A presidente da entidade, Diana Galvão, diz que logo que ficou sabendo, abraçou o projeto.

“Tivemos uma perda inestimável da biodiversidade pantaneira e ficamos felizes em ajudar nessa causa, além da divulgação estamos cedendo um espaço na entidade para receber as doações”, comenta. As doações podem ser entregues até o dia 14 de outubro na ONG João de Barro (Rua Convenção, 144, Centro de Itu), de segunda a sexta, das 8h às 18h.