ONG João de Barro prossegue com a campanha para ajudar Brumadinho

Região atingida pelo rompimento da barragem de Brumadinho / Foto – Isac Nóbrega/PR

A ONG João de Barro prossegue sua campanha de arrecadação de donativos para ajudar as vítimas da catástrofe ambiental de Brumadinho, em Minas Gerais, que na última sexta-feira (25) sofreu com o rompimento de uma barragem da Vale do Rio Doce. Até a noite de segunda-feira (28), haviam 65 mortes confirmadas e 279 pessoas continuavam desaparecidas.

A entidade ituana foi credenciada pela Câmara de Vereadores do município mineiro para enviar os donativos. “Nós recebemos um ofício do presidente da Câmara de Brumadinho, Antônio Sérgio S. Vieira, dando essa autorização, porque por se tratar de uma cidade pequena, ficaria difícil eles receberem donativos de várias cidades do Brasil”, explica o fundador da ONG, o vereador José Galvão (DEM).

Segundo a presidente da ONG, Diana Galvão, os itens mais necessários no momento são produtos de higiene pessoal, água mineral e alimentos não-perecíveis. “Tem seis pontos de apoio em Brumadinho, e o ponto de apoio que a ONG foi credenciada foi a Câmara Municipal. Inclusive tem horário para entrar e nós já conseguimos o caminhão para transportar os donativos gratuitamente, com a FF Transportadora de Itu”, conta.

Quem quiser colaborar com a campanha, pode levar os donativos até esta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, à sede da ONG, que fica localizada na Rua da Convenção, 144, Centro de Itu/SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2429-5773 ou 94456-2017.

Bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Itu iniciou no sábado (26) uma campanha, mas logo em seguida divulgou nota agradecendo a todos os que se dispuseram a ajudar as vítimas de Brumadinho, informando que a arrecadação de donativos estava suspensa até nova solicitação por parte da Defesa Civil de Minas Gerais ou do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

“Trata-se de uma notícia muito boa em meio à tristeza, uma vez que mostra que o espírito solidário está vivo em nosso país! Os donativos excedentes serão encaminhados ao Fundo de Solidariedade de Itu e serão muito bem destinados”, informou a corporação, que fica localizada na Avenida Barata Ribeiro, 300, Vila Prudente de Moraes – ao lado da ETEC.