Operação policial do GGI no Alpes promove prisões e apreensões

Ação contou com mais de 30 homens, compreendidos entre GCMs e policiais civis
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu

Em conjunto com a Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal de Itu realizou uma operação surpresa na última quinta-feira (23), no conjunto habitacional Alpes, situado na região do Pirapitingui.

A ação, deflagrada pelo GGI (Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal), contou com a participação de mais de 30 homens, entre guardas e policiais.

Durante o procedimento, que não contou com disparo de arma de fogo ou resistência de indivíduos, foram presos quatro homens em flagrante e outros seis detidos para averiguação.

Ainda durante a ação, foram recolhidas quatro motocicletas irregulares, havendo um veículo contendo pequena quantidade de drogas e apreensão de porções de cocaína e maconha, localizadas em revistas pessoais.

A operação se deu após inúmeras denúncias e queixas de munícipes, principalmente durante encontros do programa “Prefeitura no Pira”, sendo então realizado um trabalho de investigação. 

Durante meses, foram feitas fotos, filmagens e cruzamento de dados, usando também informações provenientes do sistema de monitoramento por vídeo chamado de “Muralha Eletrônica”, instalado em Itu pela atual gestão municipal.

Na última quarta-feira (22), na reunião periódica do GGI, realizada no gabinete do prefeito Guilherme Gazzola, os representantes das forças locais de segurança decidiram colocar em prática a operação no dia seguinte.

A ação
Às 6h de quinta-feira, um ônibus descaracterizado partiu em direção ao Alpes, levando parte da equipe, formada por agentes que estavam à paisana. Tão logo o ônibus estacionou nos fundos do condomínio, outros dois veículos bloquearam o acesso ao local e houve a abordagem inicial.

Os guardas e policiais agiram rapidamente, indo direto nos pontos apurados durante a investigação. Logo na sequência, viaturas da GCM e a equipe do Canil Municipal chegaram para dar apoio ao cerco e concluir a ação.

Por fim, todo material apreendido e os indivíduos suspeitos foram conduzidos à Delegacia Central da Polícia Civil para o registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

“Uma operação como essa, sem tiros, sem embates e com muita inteligência, ilustra o sucesso do GGI. Neste governo tivemos disposição e coragem de tomar essa iniciativa que resultou na queda imediata dos índices de roubos, furtos e diversos delitos, conforme dados da própria Secretaria Estadual de Segurança e outros indicadores”, afirma Hércules Domingues, secretário municipal de Segurança.

Ainda por decisão do GGI, haverá agora um trabalho de acompanhamento no Alpes com a presença ostensiva e frequente de viaturas da GCM e também da Polícia Militar.

Criado em março de 2019, o Gabinete de Gestão Integrada envolve a participação da Guarda Civil Municipal, das Delegacias de Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Polícia Federal de Sorocaba, com o intuito de planejar as ações integradas nas áreas do município de Itu.