Oposição e situação debatem na Palavra Livre da Câmara
Com a presença de todos os vereadores do Legislativo ituano, ocorreu na última terça-feira (07), a 33ª sessão ordinária de 2023. Todos os projetos em pauta foram aprovados por unanimidade na sessão, que contou com embates entre oposição e situação na Palavra Livre – leia mais abaixo.
Em discussão única o Projeto de Decreto Legislativo Nº 24/2023, proposto pela Mesa Diretora, que “Dispõe sobre a concessão do Diploma e Medalha Zumbi dos Palmares (Ilma. Sra. Rosália Maria Rodrigues de Campos)”.
Os demais projetos entraram em pauta em primeira discussão. Um deles foi o Projeto de Lei Nº 102/2023, de autoria do Executivo Municipal, que “Dispõe sobre a doação, com encargos, de um terreno urbano, localizado na Rua Rubens Collin, no Conjunto Habitacional União, à Creche Escola Guia da Luz, e dá outras providências”.
De autoria do vereador Normino da Rádio (Cidadania), o Projeto de Lei Nº 103/2023 de “Denominação de via pública no Loteamento denominado Buona Vita (Odete Neves Marafon)” e o Projeto de Lei Nº 104/2023 de “Denominação de via pública no Loteamento denominado Buona Vita (Rua Isadora Belon Albanese)”.
Também o Projeto de Lei Nº 105/2023, de autoria do vereador Dr. José Galvão (União), que “Dispõe sobre a denominação da via pública denominada Rua 10, no Loteamento Buona Vita (Sidney Schincariol)”. E o Projeto de Lei Nº 106/2023 do vereador Mané da Saúde (PDT) que “Dispõe sobre a denominação de via pública Rua 02 Jardim Mirante – Maria das Dores Estrada Rodrigues”.
Os projetos em primeira discussão seguem para nova discussão na 34ª Sessão Ordinária de 2023, que ocorre na terça-feira (14), às 16h, no Plenário da Câmara.
Palavra Livre
Durante a Palavra Livre, o vereador Dr. Ricardo Giordani (PL) criticou o deputado estadual e pré-candidato a prefeito Rodrigo Moraes (PL), dizendo que ele não se enquadra como renovação, já que é filho do ex-deputado federal e ex-vereador ituano José Olímpio. “Ele é o que há de mais antigo na política”, afirmou.
Ele também disse que Rodrigo não enviou nenhum recurso para a cidade e o chamou de “pipoqueiro”, porque já anunciou pré-candidatura no passado e desistiu. Para Maria do Carmo Piunti (PSC), Rodrigo está “incomodando nas pesquisas”, por isso os ataques ao deputado.
Em sua fala, Maria do Carmo comentou sobre sua participação de uma reunião na Diocese de Jundiaí, da Pastoral Fé e Política. A vereadora também criticou o pré-candidato da situação, Gilmar Pereira (PP), falando que ele fez pouco pelo esporte.
Patrícia da ASPA (PSD) prestou solidariedade aos atingidos pelo temporal de semana passada e também comentou sobre o jornal apócrifo “Folha do Chico”, distribuído há duas semanas pela cidade, que traz ataques aos vereadores de oposição. “É tão baixo, tão besta. Ele [Guilherme Gazzola] não tem o que fazer” afirmou a vereadora.
Adauto Gonçales (PL) comentou sobre a resposta da concessionária MoV Itu a um requerimento dele, onde questiona informações sobre a construção dos novos terminais de transferência de passageiros. Na resposta ao edil, porém, a empresa “passou a bola” para a Prefeitura. José Galvão sugeriu a convocação de um representante da empresa e do Departamento de Trânsito.
Em sua fala, Galvão disse que não tem vontade de fazer nenhum comentário a respeito do jornal “Folha do Chico” e que, se tiver a honra atacada, irá procurar a Justiça. “Não vou perder tempo com a pequenez desse prefeito”, afirmou. O edil também chamou o colega Ricardo Giordani de “boca de aluguel” do chefe do Executivo.
Já Eduardo Ortiz (MDB) comentou sobre a “Folha do Chico”, apontando incongruências nas matérias publicadas no jornal. “O povo sabe que a taxa de lixo só caiu porque houve um trabalho incansável da oposição, de alguns líderes e da população”, disse o edil, chamando a publicação de “jornaleco” com “conteúdo mentiroso”. Ele rasgou o jornal durante a sessão e chamou o prefeito de “covarde”.
Por fim, o presidente da Câmara, Normino da Rádio (Cidadania), comentou sobre a aprovação do regimento da Frente Parlamentar do Comércio, Empreendedorismo e Serviços, que foi criada em 2021. Ele foi eleito presidente para o ano que vem da frente parlamentar.