Orçamento municipal é aprovado pela Câmara em segunda discussão

O projeto de lei nº 92/2018, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2019, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado em segunda discussão na sessão da última terça-feira (27/11).

Antes, foi votada uma emenda de autoria da vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC) propondo a alteração do percentual de remanejamento do orçamento de R$ 861 milhões sem aval do Legislativo de 40% para 20%. No entanto, a emenda foi rejeitada por sete votos contrários dos vereadores Dito Roque (Podemos), Giva (PROS), Henrique de Paula (PV), Ricardo Giordani (PTB), Macruz (PTB), Sérgio Castenheira (PSD) e Thiago Gonçales (PR), contra cinco favoráveis de José Galvão (DEM), Luciano do Secom (PTB), Normino da Rádio (PHS), Wilson da Farmácia (SD) e da própria Maria do Carmo.

Durante a discussão do projeto, Maria do Carmo falou sobre situações que aconteceram em outros governos por conta da rejeição na votação de remanejamentos e suplementações orçamentárias. “É aquela história, façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço”, disse se referindo ao prefeito Guilherme Gazzola.

Normino da Rádio reclamou da forma de governo que, segundo ele, acontece do centro para a periferia e explanou sobre a situação da região do Pirapitingui, cobrando mais investimentos para o local. “Deixo minha tamanha indignação de ver a minha querida região do Pirapitingui praticamente fora do orçamento da cidade para o ano que vem, mais uma vez”. Entretanto, votou favorável ao projeto, afirmando que “não vai alterar muita coisa porque praticamente já é aprovado”.

Giva, líder do prefeito, rebateu a afirmação de Normino. “O vereador Normino está cometendo um equívoco porque o orçamento da cidade é global, incluindo infraestrutura, saúde e educação para o Pira. O governo Guilherme Gazzola não está esquecendo a região do Cidade Nova”, disse.

O orçamento sem a emenda foi aprovado por 9×3. Os votos contrários foram de José Galvão, Maria do Carmo Piunti e Wilson da Farmácia. A próxima sessão da Câmara acontece na terça-feira (04), às 16h. (Beatriz Pires)