Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta La Serva Padrona no Teatro CIAEI

Um rico solteirão, uma empregada que sonha em se tornar patroa e que trama junto com outro empregado, seu cúmplice, uma forma de se casar com o patrão. Este é um breve resumo da trama de La Serva Padrona, pequena ópera escrita por Giovanni Battista Pergolesi em 1733 e que será apresentada neste sábado (23), às 20h, no CIAEI.

Para esta montagem, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, sob a regência do maestro Paulo de Paula, convidou o diretor cênico Felipe Venâncio e o Ópera Estúdio Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), dirigido por Angelo Fernandes, para juntos trazerem essa pérola da ópera cômica italiana.

Em La Serva Padrona, Pergolesi faz uma inversão total (e irônica) ao apresentar um patrão (Uberto) que é oprimido pela sua criada (Serpina) a tal ponto que resolve arranjar uma esposa só para se livrar da situação que vive em sua própria casa. A criada então convence Vespone, outro criado, a dar um golpe no patrão para se tornar a patroa de fato.

La Serva Padrona fez um grande sucesso em sua época e é considerada um dos primeiros grandes exemplos de ópera bufa (cômica). Escrita inicialmente como um intermezzo, ou seja, uma peça leve para ser apresentada durante os intervalos de uma ópera mais longa e séria, La Serva Padrona logo ganhou sua independência e passou a ser apresentada de modo autônomo.

O espetáculo é gratuito e acontece no Teatro CIAEI – localizado na Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jd. Regina.