Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta “O Carnaval dos Animais”

Se a orquestra fosse uma selva, qual instrumento poderia ser o majestoso leão? Para o compositor francês Camille Saint-Saëns, os rugidos barulhentos dos leões podem ser bem representados pelas cordas da orquestra junto ao piano.

Além do rei da floresta, também estão presentes um grande e pesado elefante, tartarugas dançarinas de cancan, saltitantes animais de orelhas pontudas, pássaros e outros animais, que aqui são representados (e imitados) pelos instrumentos da orquestra em “O Carnaval dos Animais”, que a Sinfônica de Indaiatuba leva ao palco do CIAEI hoje (05) e amanhã (06), em duas montagens especiais.

Neste sábado, a apresentação tem início às 20h, com “O Carnaval dos Animais”. Completando o repertório, a Orquestra apresenta ainda a “Serenata Noturna Nº 6” para cordas e tímpanos, uma pequena obra composta em 1776 quando Mozart ainda vivia em Salzburg e apresenta uma formação incomum; além de “Andante Cantabile”, de Tchaikovsky, uma adaptação para orquestra do movimento lento de seu “Quarteto de Cordas Nº 1 em Ré Maior”.

No domingo, a Sinfônica promove uma apresentação especial em homenagem às crianças. “No domingo, o Concerto foi pensado para as crianças, com projeções durante a execução da obra. No final do concerto, faremos um ‘Safári’ pela orquestra, para que os ‘pequenos exploradores’ conheçam de perto os instrumentos que imitam os sons dos animais”, explica o maestro Paulo de Paula, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Neste dia, a apresentação está marcada para as 17h.

O CIAEI fica localizado na Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina. Os eventos são gratuitos e livres para todos os públicos.