Os benefícios da biomecânica do exercício para a prevenção da dor lombar

Por Cremilson “Ramone” Barbosa
Professor de Musculação e Personal Trainer
Pós-graduado, Especialista em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT/SP
CREF: 091731-G/SP


A dor lombar crônica é assim chamada quando perdura por um tempo maior que doze semanas, sendo a segunda maior causa em afastamento do trabalho e consultas médicas, atingindo 50% da população do país. Na América do Sul, a estimativa é de que 70% desses adultos poderão passar por um diagnóstico de dor lombar na vida, tornando-se um fator de risco a ser considerado, levando a necessidade do fortalecimento de tais músculos.

O multífido é responsável pelo controle do movimento nas vértebras da lombar, protegendo articulações, prevenindo lesões, junto com o transverso do abdome, responsável pelo aumento da pressão intra-abdominal, músculos profundos ativados diante necessidade de estabilização.

A Hérnia de Disco Lombar é desencadeada por uma ruptura do anel fibroso, com perca da massa central do disco, com predominância entre L4 e L5, e L5 e S1, acometidas devido a maior mobilidade na região lombossacral. As causas mais recorrentes são mecânico-posturais e degenerativas, causadas em sua grande maioria devido má-postura, excesso de sobrecarga e desequilíbrio muscular.

O músculo profundo multífido lombar, quando submetido a um bom trabalho de fortalecimento, tem sua espessura aumentada,diminuindo o risco de cargas excessivas na região esquelética,tornando-se responsável direto pela estabilidade da coluna vertebral, contribuindo assim, para a menor incidência de lesões ou dor lombar. 

Aspectos biomecânicos evidenciam que o multífido lombar tem papel importante nas atividades de vida diária (AVD´s), ativação durante o treinamento, sendo peça fundamental para promover o controle da coluna vertebral e do tronco, possibilitando movimento correto, prevenindo lesões, com base em exames de eletromiografia e exercícios físicos que comprovam que o músculo profundo, multífido lombar, tem função ativa nessa estabilidade.

Viva a Educação Física, valorize o Professor que faz da profissão, uma ferramenta a favor da sua saúde!!! 

Um comentário em “Os benefícios da biomecânica do exercício para a prevenção da dor lombar

  • 20/07/2019 em 17:48
    Permalink

    Precisamos de mais Profissionais como esse… Parabéns… Sucesso sempre.

Os comentários estão desativados.