Os cuidados na hora de consumir suplementos alimentares

Foto: Divulgação

Bastante utilizado por pessoas que frequentam academia, os suplementos alimentares devem ser ingeridos com um acompanhamento de uma nutricionista para que seu consumo traga somente benefícios ao organismo.

O whey protein, por exemplo, é um suplemento que tem como objetivo principal o ganho de massa muscular, ajudando na síntese de proteínas para auxílio na imunidade e melhoria da saúde óssea, além de possuir boa quantidade de proteína e de alto valor biológico.

No entanto, existem vários tipos de whey e em, alguns casos, pode vir acompanhado com gordura, açúcar e até lactose – por isso a importância de um acompanhamento profissional.

O BCAA, outro suplemente comumente utilizado, é formado por um conjunto de três aminoácidos (leocina, valina e isoleocina), que deve ser ingerido em doses mínimas pelo excesso de gordura, açúcar, corante e também produto químico.

A creatina, derivado do aminoácido, também é usada como suplemento, porém, de acordo com especialistas em nutrição, tal nutriente é produzido em nosso corpo e também é encontrado nas carnes. Ou seja, para quem consume muita carne, não há a necessidade desse tipo de suplemento ajudando no crescimento muscular, na manutenção de força e na resistência do indivíduo.

Já para as pessoas que realizam atividades de longa duração e de muita intensidade, o suplemento ideal é a maltodextrina, por se tratar de um carboidrato que gera energia para o corpo, podendo ainda ser substituído por alimentos como frutas mais doces.

Profissionais da área reforçam que o consumo dos suplementos está ligado diretamente com a necessidade de cada pessoa, sendo necessária que esta passe por uma avaliação tanto física quanto de saúde e de dieta antes da utilização de tais complementos. (Daniel Nápoli)