Os Incríveis 2

Por André Roedel

Sequências de filmes aclamados por público e crítica são sempre um perigo. Os Incríveis, lançado pela Disney/Pixar em 2004, é até hoje cultuado. Os fãs tinham medo de que mexer nessa obra poderia resultar num fracasso. Mas não é isso que acontece nessa segunda parte, lançada na última semana e que promete ser o grande filme dessas férias.

Os Incríveis 2 tem tudo que a gente aprendeu a amar do primeiro filme e muito mais. Temos os dilemas do Sr. Incrível e da Mulher-Elástica, todos os conflitos da família Pêra e a deliciosa relação entre esses personagens tão amados. Este novo filme começa imediatamente do ponto em que o primeiro para. Então vemos os heróis tendo que enfrentar o vilão Escavador e todas as consequências após salvar a cidade.

Ainda não sendo bem vistos pela sociedade, os personagens acabam conhecendo os irmãos Wilson e Evelyn Deavor, donos de uma gigante companhia de telecomunicações que quer mudar o status quo dos heróis. Eles querem que a população enxergue os supers da perspectiva deles, instalando câmeras em seus uniformes.

Para a primeira missão, os Deavors escolhem a Mulher-Elástica. Isso provoca ciúmes no Sr. Incrível, o que acaba gerando o principal – e mais interessante – conflito do filme: a mãe ir trabalhar fora e o pai tendo que cuidar dos filhos. E não são filhos comuns. Flecha e Violeta têm problemas mais cotidianos, como dever de escola e relacionamentos, mas o mais novo, o bebê Zezé, começa a desenvolver poderes – sim, no plural –, deixando o poderoso herói sem sono.

Porque Os Incríveis 2 é, mais do que uma aventura repleta de boas cenas de ação e personagens legais, um filme sobre família. E sobre como a união dos integrantes dessa família pode fazer a diferença. E isso que faz o longa-metragem (que achei longo demais, confesso) tão delicioso para crianças e adultos – só não leva nota máxima por conta de alguns clichês dispensáveis.

Na questão técnica não há o que reclamar: tudo é muito bem executado pelos animadores da Pixar. Dá até pra ver os minúsculos fios na camisa dos personagens! Além disso, o filme tem um capricho no design de produção espantoso. Tudo foi feito com esmero. A mescla entre designs modernos e antigos confere um charme especial à produção.

Uma coisa que não se pode deixar de falar é sobre a excelente dublagem do filme. Mais do que adaptar as vozes para o público brasileiro, o filme traz modificações de nomes e piadas assim como no primeiro – a família Pêra no original em inglês é Parr. Os dubladores também são ótimos, com destaque para as participações surpreendentes das estrelas Otaviano Costa, Flávia Alessandra e Evaristo Costa. Até Raul Gil faz uma ponta! Em resumo, Os Incríveis 2 é a pedida certa para este mês e vale muito o ingresso.

 

Nota:

 

 

.