Ótica Exata oferece moderno aparelho para a medição de lentes aos clientes


José Leocádio Ximenes Junior explica como o aparelho da francesa Essilor funciona (Foto: André Roedel)

A Ótica Exata celebra neste início de ano seus 51 anos de existência na cidade de Itu. São duas unidades (a primeira no Centro e a segunda, na Vila Nova), oferecendo o melhor do ramo ótico. A empresa vem, ao longo de sua trajetória, aliando tradição e tecnologia para ofertar um atendimento diferenciado.

 No início do mês, a Ótica Exata foi a primeira do interior, a primeira de Itu e a quinta do Estado de São Paulo a adquirir o Visioffice X, moderno aparelho fabricado pela francesa Essilor (responsável pelas lentes Varilux), que permite a medição de lentes com mais exatidão.

 José Leocádio Ximenes Junior, 49 anos, técnico em ótica formado desde 1998, explica o funcionamento. “Há possibilidades de medidas que, só com o equipamento normal, a gente não conseguiria. Ele faz uma ‘foto’ da pessoa e desenvolve as medidas através disso”, explica. Com isso, é possível obter medidas específicas como a entre o olho e a lente dos óculos.

 O aparelho é totalmente intuitivo. Através de instruções sonoras e visuais, ele proporciona ao cliente uma maior percepção das medidas realizadas. As medições são mostradas animadamente diretamente no espelho. O Visioffice X conta com três câmeras que trabalham simultaneamente para fornecer uma reconstrução 3D da combinação de lente e olho. Segundo a Essilor, a análise em tempo real das imagens permite uma melhor detecção de espaço.

Há um Visioffice X em cada unidade da Ótica Exata. “Tínhamos o equipamento anterior e trouxemos essa nova tecnologia”, afirma o técnico. A empresa sempre primou pela tecnologia para atender melhor e, antes, já havia adquirido uma máquina de montagem, do mesmo fabricante.

Tradição

Filho do fundador José Leocádio Ximenes, Junior já atua na área há mais de 30 anos. “Na loja estou realmente desde que nasci. A ótica foi fundada em 2 de janeiro de 1970 e dali em diante a gente realmente só buscou mais tecnologia, mais qualidade para o cliente em serviços e agilidade. A gente sempre prezou para trazer o que tem de melhor para o cliente”, comenta.


 A empresa trabalha com óculos de grau e de sol, oferecendo as principais e melhores marcas do mercado, como Ray-Ban, Vogue, Prada, Tiffany, Dior e Emporio Armani. “A gente não trabalha com produto que seja sem esse respaldo do fabricante”.

 Segundo Junior, a ótica ‘deslanchou’ com a abertura das importações na década de 1990. “Quando abriu a importação a gente já acreditou e investiu nisso. A primeira linha que a gente trouxe foi a Giorgio Armani. Na época nós compramos 10 peças para fazer um teste, achando que seria inviável”. Mas o teste foi exitoso e, dali por diante, não parou mais.

  Além de oferecer produtos de qualidade, a Ótica Exata prima pelo atendimento. “Não é pura e simplesmente fazer a venda de óculos. Você tem que o retorno do cliente dizendo ‘olha, muito bom, gostei’. “É isso que a gente tem de retorno e é sempre”, finaliza o técnico.

   A Loja 1 da Ótica Exata fica na Rua Paula Souza, 621, Centro (Tel.: 4023-0441). A Loja 2 está localizada na Rua Prudente de Moraes, 310, Vila Nova (Tel.: 4024-2425). Conheça mais em www.oticaexata.com.br.