PA de Síndromes Respiratórias e Gripais passa a funcionar em Itu na quinta-feira

PA de Síndromes Respiratórias funcionará no prédio da Santa Casa, com acesso pela rua lateral (Foto: Arquivo/Prefeitura de Itu)

A partir desta quinta-feira (06), o Pronto Atendimento (PA) de Síndromes Respiratórias e Gripais passa a funcionar diariamente, das 7h às 22h.  O serviço será instalado no prédio da Santa Casa (acesso pela Rua Pedro de Paula Leite, s/n) e atenderá casos de gripes com sintomas leves e moderados. Esse atendimento também será prestado na Unidade Básica de Saúde – UBS 11, situada na Rua Osasco, s/n, Cidade Nova I, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O novo serviço, que passa a funcionar nesta semana, tem por objetivo atender pacientes com suspeita de gripe, considerando o aumento de aproximadamente 40% de casos da doença na cidade de Itu, no período de 20 de dezembro de 2021 até segunda-feira (03).

Aos finais de semana, pessoas com suspeita de síndromes respiratórias e gripais devem se dirigir ao PA, das 7h às 22h; à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Nossa Senhora Aparecida, ou ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Vila Martins, ambos com funcionamento durante 24 horas.

CONFIRA QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO:

Aumento

A reportagem do JP recebeu reclamações e constatou um grande aumento no número de pessoas esperando atendimento na UPA e também em serviços privados, como no pronto atendimento da Unimed Salto/Itu. Segundo a assessoria do plano de saúde, no período mais recente, em geral a média de atendimentos diária no PA de Itu tem sido de 120 pacientes. Nos últimos dias, porém, a demanda foi muito superior a isso. 

No domingo (02), foram 180 atendimentos, sendo 62 de casos de sintomas respiratórios,  e na segunda-feira (03), foram 198 atendimentos, sendo 120 de casos respiratórios. “Diante do aumento da demanda a equipe foi redimensionada. Para diminuir o tempo de espera dos pacientes foi aumentado o quadro de médicos plantonistas. Na tarde desta segunda-feira o Pronto Atendimento de Itu contava com três médicos prestando atendimento”, informou a assessoria.

A médica infectologista Dra. Luciana Gomes Corrêa recomenda aos pacientes que procurem o Pronto Atendimento nos casos gripais que sejam de moderados a graves, pois esses casos necessitam passar por avaliação médica.

Nas últimas semanas, em diversas partes do país, os casos hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) foram provocadas pelo vírus Influenza (H1N1 e H3N2), o causador da gripe, e também pelo Sars-Cov-2, o novo coronavírus, causador da Covid-19 – já há casos da variante ômicron no país.

A tendência, com as festividades de fim de ano como o Natal e o Réveillon, é que casos de síndrome respiratória aumentem nas primeiras semanas de janeiro, uma vez que muitas pessoas com sintomas gripais se reuniram em celebrações. Agora, a preocupação é com o período de férias e viagens.

Pessoas com sintomas gripais devem suspender imediatamente os planos de festas e viagens e procurar uma unidade de saúde para identificar ou descartar se é Covid-19 e evitar contato com outras pessoas por 10 dias após o primeiro dia de sintomas, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.