Palio: após 22 anos no mercado, modelo é aposentado

O carro mais vendido de 2014 deixa de ser produzido em Betim e marca a consolidação do novo modelo de negócios da montadora italiana

A Fiat anunciou a aposentadoria do Palio, automóvel que fez enorme sucesso em sua trajetória de 22 anos no mercado brasileiro. Durante duas décadas, ele foi o grande concorrente do Gol e, em 2014, conseguiu seu único título de carro mais vendido do Brasil, desbancando o rival da Volkswagen que reinava há 27 anos.

O Palio sai de cena por dois motivos: 1) a Fiat cansou de ser conhecida como a montadora dos carros baratos e 2) o carro perdeu o sentido numa linha que já tem Mobi, Uno e Argo. Em 2017, sua última temporada completa, o Fiat Palio emplacou apenas 20.138 unidades, número que lhe rendeu a 37ª posição no ranking de carros. Considerando só os hatches da própria Fiat, o Palio vendeu menos que o Mobi (54.270 unidades), o Uno (34.165) e até o novato Argo (27.925). 

Nova estratégia da Fiat

O Palio venceu muitas corridas de rali no Brasil e, principalmente, fez bem o papel de carro-chefe da Fiat nas vendas. Mas seu tempo passou. Dentro da nova estratégia da Fiat, investir no lançamento de uma terceira geração, muito mais moderna como exigem os tempos atuais, seria mais caro do que fazer um carro totalmente novo para substituir, ao mesmo tempo, o Bravo, o Punto e o próprio Palio. E assim nasceu o Argo, que vem tendo bom resultado nas vendas. Melhor que isso: o Argo está posicionado em um segmento superior ao do Palio, o que significa maior retorno financeiro para a FCA (Fiat Chrysler Automobiles).

Abaixo do Palio, por outro lado, a Fiat já tinha o Uno – um carro com mais tradição –, que não tem nenhuma versão brigando diretamente com o Argo. Para encarar os novos tempos, de busca por mobilidade diferenciada, a Fiat decidiu investir no Mobi, um carro de produção muito mais barata, que não exigiu um alto investimento, e mesmo assim não precisa ter todas as suas versões com o preço lá embaixo.

Assim, a estratégia da FCA foi reposicionar a Fiat como a marca dos carros diferenciados, descolados, antenados com os jovens da pós-modernidade. O Mobi teve e ainda tem algumas dificuldades, mas é mais fácil vendê-lo do que ao Palio. Com informações do Motor Show.