Pallet de madeira

Conheça um pouco sobre o novo coringa da decoração

Gabriela Prado

Para quem gosta de criar seus próprios móveis e reciclar os objetos ao máximo, uma boa escolha é o pallet – ou palete – de madeira. Por ser prático e funcional, o pallet cria ambientes externos despojados e móveis atrativos.

O palete é um estrado de madeira, podendo ser também de plástico ou metal, e surgiu na Segunda Guerra Mundial, utilizado como ajudante no transporte e manuseio de cargas. Como ideia decorativa, ele surgiu nos Estados Unidos, há cerca de dois anos. O Pinterest – rede social de fotos – foi um ótimo impulsionador da tendência, que ganhou o coração dos designers e até mesmo dos mais leigos em decoração, fazendo com que ficasse conhecido em outros países também.

A decoração com palete se torna rústica e despojada, pois como os paletes mais utilizados são os de madeira, a rusticidade fica aparente nesse tipo de material, e o ar despojado é criado dependendo da função e do visual do objeto.

Móveis feitos com palete, dependendo do ambiente, criam elementos aconchegantes e convidativos, como é o caso das camas feitas com paletes. A base delas fica rústica e o colchão e as demais roupas de cama dão a sensação de conforto.

Cadeiras e bancos feitos de palete são úteis e simples e dão ao ambiente a simplicidade necessária. Os bancos longos – geralmente presentes em áreas externas – são colocados em salas de estar ou em hall de entrada para dar um toque mais eclético no espaço. Os jardins – ou varandas – com decks de palete são almejados pelos designers, pois ao mesmo tempo em que são funcionais e oferecem ao ambiente mais espaço e facilidade de limpeza, são também coringas para criar um recinto confortável e primaveril.

Como coringas da decoração, há a possibilidade de inovar na criação dos paletes, encapando-os com tecidos, pintando-os com tintas acrílicas ou passando verniz para criar uma superfície uniforme, fazendo com que estes se tornam até mesmo mais refinados.