Pandemia causa aumento de abandono de animais em Itu

Jovi precisou passar por cirurgia de R$ 2,6 mil (Foto: Divulgação)

O abandono de animais domésticos na cidade de Itu tem crescido, segundo a Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu (ASPA). A entidade aponta que a pandemia e a situação financeira das famílias afetadas pela crise fazem que o pet seja o primeiro a ser abandonado.

 “Aqui no abrigo o número de abandono cresceu e muito. O nosso ‘maior desafio’ está sendo que a maioria dos cães resgatados estão sendo abandonados na rodovia para a sua própria morte. Cães que nunca saíram de casa e mesmo os que já têm costume de sair de casa ficam extremamente perdidos e o pior acontece: são atropelados”, informa a diretoria da entidade.

 A ASPA relata que muitos animais são encontrados e socorridos nas proximidades do local onde o abrigo fica localizado – que não é revelado para que não haja mais abandonos. “Somente nas duas últimas semanas foram cinco resgates de atropelamento. O Jovi (14/04), que teve as duas patas dianteiras com fraturas graves e completas e precisou passar por uma cirurgia de R$ 2.600. A Giulie e o Astro (24/04), onde a Giulie teve fratura nas duas patas dianteiras e na pata traseira direita e o Astro teve uma fratura na pata traseira direita e um machucado na pata traseira esquerda. Com eles, foi resgatado mais uma fêmea, que devido a gravidade do acidente não resistiu e veio a óbito”, relata a ASPA. Os donos desses dois últimos foram encontrados.

 Na última terça-feira (27/04), a cadela Pretinha foi atropelada por um ônibus da Viação Itu na estrada do Pinheirinho. Ela teve uma fratura exposta na pata traseira direita e provavelmente precisará passar ou por cirurgia ou terá que amputar o membro. A vereadora Patrícia Daunt (PSD), voluntária da entidade, pede a conscientização da população nesse momento difícil.

 De acordo com ela, a ASPA já conta com cinco animais cadeirantes, que geralmente não são adotados. Patrícia declara que a entidade passa por dificuldades no momento, já que hoje são 444 cães no abrigo, que não está conseguindo comportar novas chegadas. Para conhecer o trabalho da entidade, acesse: www.aspaitu.com.

Um comentário em “Pandemia causa aumento de abandono de animais em Itu

Os comentários estão desativados.