Pandemia e chegada do inverno: atenção redobrada com saúde dos olhos

A boa saúde dos olhos depende de diversos cuidados que devem virar hábitos, ainda mais durante a pandemia (Foto: Reprodução)

Desde o início da pandemia, muitos especialistas destacaram a importância do cuidado com os olhos, uma vez que eles seriam uma das “portas de entrada” para o novo coronavírus em nosso organismo. Além da Covid-19, a aproximação do inverno faz com que tenhamos de redobrar os cuidados com nossa visão. Mas quais seriam esses cuidados?

Marcando o Dia do Oftalmologista, comemorado ontem (07), o JP conversou nesta semana com a Dra. Maria Elizabeth Mota, médica oftalmologista pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-FMRP) e membro do Conselho Fiscal da Unimed Salto/Itu.

A profissional, que é médica especialista em oftalmologia há 36 anos, diz encontrar “prazer nos desafios do dia a dia, a cada atendimento realizado. A oftalmologia é uma área fascinante, por meio da qual podemos ajudar muito o paciente”, comenta.

Sobre os cuidados, a médica explica que “nestes tempos de pandemia e com a chegada do inverno, é comum o surgimento de olhos vermelhos com lacrimejamento e secreção”, sendo que na Covid-19 “pode surgir a conjuntivite folicular, uveite, retinite e neurite”.

“No inverno pode aparecer a conjuntivite alérgica, pois o ar é seco, o vento é frio e há o uso de toucas, agasalhos, cobertas e ambientes fechados, que podem conter muitos ácaros, e favorecer a agudização de alergia respiratória e ocular. Novamente, os cuidados preventivos de higiene ajudam muito”, destaca a profissional.

A oftalmologista orienta. “A qualquer tempo: manter as mãos sempre limpas, com água e sabão. Evitar: tocar as pálpebras e os cílios; coçar os olhos; deixar entrar nos olhos água/sabonete/xampu/outros cosméticos; automedicar-se com colírios; e o uso de lentes de contato, reservar para situações necessárias, devido à manipulação e meio de cultura que a lente de contato possa vir a ser”.

Ainda sobre os cuidados sanitários contra a Covid-19, Dra. Maria Elizabeth reforça a necessidade de se “manter a proteção com óculos e máscara. Se a máscara for reutilizável, evitar, ao lavar ou secar, o uso de produtos químicos que volatilizam com o calor da respiração, pois o vapor pode irritar os olhos (ex: desinfetante, amaciante). Lavar, preferencialmente, com sabão neutro”.

Além dos cuidados com o novo coronavírus em si, a visão necessita de outros cuidados, principalmente quanto a iluminação de seu ambiente de trabalho. No home office, a saúde dos olhos requer ainda mais atenção.

“São indicados locais claros, seja de luz ambiente ou artificial, sem direcionamento direto da luz contra os olhos, assim também para ventiladores ou ar condicionado, que podem ressecar os olhos, que podem causar desconforto ocular”, diz a especialista.

A oftalmologista segue com a orientação. “Recursos como diminuição da luminosidade da tela e aumento do tamanho da fonte também podem ser interessantes. Deve-se manter as telas no mínimo a 30cm de distância dos olhos, inclusive a do celular. No uso do notebook, promover a inclinação da tela para trás, assim como se faz com um livro físico”.

Além dos olhos, outras partes do corpo precisam ser levadas em conta. “Preservar a postura correta de coluna e cabeça, ajustando a altura da tela, a fim de não forçar inclinação em direção à mesma, também é importante”.

Lembrar de piscar e manter a hidratação corporal (ingestão de água), para ter uma boa lubrificação dos olhos, são outras recomendações da profissional. “Criar pausas para alongamento da musculatura corporal. Tirar os olhos da tela e olhar para longe (quanto possível), para relaxar os músculos oculares que fazem o foco (acomodação)”, prossegue.

Nas crianças, observar o tempo de uso (mínimo possível), para poder fazer atividades diferentes e desenvolver o cognitivo. Observar também, o conteúdo acessado”, destaca a médica que ao falar sobre um ambiente ideal para o desenvolvimento do trabalho ou qualquer outra atividade visual,  orienta que o mesmo seja arejado “de preferência silencioso e sem música, para aumentar a concentração e otimizar o tempo de uso”.

A médica aconselha ainda a preferência por “livros físicos ou telas a 30 cm ou mais, se possível, embora haja situações específicas para casos específicos. Ao assistir TV, ficar tão longe quanto possível, embora aqui também existam especificidades”.

“Os olhos são delicados e sensíveis. São muito importantes para o desenvolvimento global e segurança do nosso corpo e mente. Eles levam as informações externas do meio ambiente até o cérebro, que as processará e guiará as decisões a serem tomadas. Uma boa visão traz alegria e segurança. Portanto, vamos nos cuidar”, conclui.

2 comentários em “Pandemia e chegada do inverno: atenção redobrada com saúde dos olhos

  • 09/05/2021 em 21:33
    Permalink

    Queria ver uma matéria semelhante sobre os riscos de gravidez na pandemia. A nova variante P1 parece ser mais agressiva nesse grupo. Sem falar no risco da mulher pegar Covid-19 no parto. Mas não, o JP prefere seguir a mídia tosca que glamuriza a gravidez e a maternidade na pandemia, como fez na última edição.

    • 10/05/2021 em 13:06
      Permalink

      Agradecemos pela sugestão de pauta. O JP tem feito diversas matérias sobre a pandemia, sob diversos olhares e temáticas. A edição a qual você se refere era sobre o Dia das Mães, em que enaltecemos histórias, obviamente, de mães.

Os comentários estão desativados.