Para 2020, experiência e juventude andarão juntas no Ituano

O veterano Corrêa treina fisicamente ao lado dos jovens que buscam um lugar de destaque no profissionalismo Foto: Moura Nápoli

Vindo de Limeira, há 20 anos, o jovem Corrêa chegava ao Ituano para integrar a equipe Sub-15. O garoto passou por todas as categorias do clube até estrear no time profissional. Hoje já atuou pelas mais diversas equipes no Brasil e exterior e está de volta ao Ituano onde desfila toda sua experiência e categoria, sendo uma das referências do elenco.

Por outro lado, há 20 anos, nascia em Salto/SP, Leonardo da Silva Cruz Duarte, o Léo Daurte, que também passou pelas equipes de base do Ituano, tendo chegado em 2015 e que ganhará sua oportunidade no profissional a partir do Paulistão-20. Essa diferença de 20 anos não faz com que eles deixem de ser companheiros de equipe. De um lado a experiência de Corrêa e de outro a vitalidade e energia de Léo Duarte.

“Ele é experiente e me acolheu bem quando eu subi. A gente vai trabalhar junto em prol da equipe e para o melhor do Ituano”, afirmou Léo Duarte que também começou no sub-15 e jogou toda a base no Ituano. “É a realização de uma meta. Não é sonho e sim meta. A gente tem bastante metas e uma delas foi alcançada. Agora é trabalhar para, se Deus quiser, quando aparecer a oportunidade, a gente ir bem”, projeta o jovem que atua tanto na lateral como no meio.

Corrêa, mais uma vez, cumprirá o papel de irmão mais velho dos jovens que sobem da base. Assim como foi recentemente com Martinelli e Gui Mendes. “Isso é satisfatório e legal ter esse retorno. E olha que eu sou chato. Você ser usado como exemplo isso é muito positivo, porque é uma resposta quando se trabalha com afinco, e faz as coisas com prazer e dedicação. Eu tenho pautado a minha carreira muito nisso. Não é fácil chegar com 39 anos numa sequência legal. Mas sendo exemplo isso é muito positivo”, afirmou o capitão Corrêa.

O técnico Vinicius Bergantin é da mesma geração do Corrêa. Ambos jogaram juntos na base desde o sub-15 até o profissional. “É mais um caso que a gente fica muito contente. De ver o jogador chegar aqui com 13, 14, 15 anos e ele poder estar tendo esta oportunidade. Ele [Léo Duarte] fez por merecer. É um jogador que tem mais de 100 jogos na base do Ituano. Foi um dos destaques da campanha até a semifinal do Paulista. Mérito dele de estar tendo esta oportunidade. A revelação e renovação da base é importante para os clubes do interior. A gente vê exemplos de clubes, como o São Bento e o São Caetano, que foram rebaixados no ano passado, praticamente não utilizaram jogadores da base”.

Vinícius entende também que “é possível montar um elenco mais barato com jogadores com identificação formados na sua casa. Tem jogadores aí com o DNA do clube e isso vem sendo, também, uma das chaves do sucesso do Ituano nos últimos anos”, comentou Vinícius dando exemplos.

Além de Léo Duarte, o zagueiro Bernardo, titular da campanha do sub-20 também subiu para o profissional. Os dois se juntam a outros 4 jogadores neste início de preparação. O goleiro Júnior, zagueiro Fellipe, lateral Pavani e o atacante Gui Mendes também vieram da base e já estão no profissional há algum tempo. Todos recebem os conselhos do capitão Corrêa.

“Vou continuar sendo chato. Vou continuar cobrando. Porque quando você se dedica e faz por merecer ali dentro de campo, acaba transferindo isso para o jogo e a resposta vem. Fico feliz por ter esse reconhecimento por parte dos meninos. E com certeza no que eu puder ajudar, seja num conselho, seja numa bronca, seja num posicionamento dentro de campo para que eu possa agregar, eu vou tentar fazer o meu melhor para eles”, disse o capitão. “A gente cresce junto e conquista os resultados dentro de campo é o mais importante. 2019 foi um ano satisfatório e a gente já projeta 2020 um ano tão bom quanto para continuarmos crescendo e conquistando os resultados”, finalizou Corrêa.