Paratleta de Itu participa de podcast da Unicamp

A paratleta começou a praticar esportes e não parou mais. Ela treina em Itu e quer ganhar o mundo (Foto: Divulgação)

Integrante da equipe do professor Valdecir Lopes, a halterofilista ituana Maraísa Proença, 34, mais conhecida por “Boneka de Ferro”, é uma paratleta que brilha em Itu e já começa a despontar no Brasil. Competindo no parapowerlifting na categoria até 67kg, ela vem aumentando suas marcas e conquistando medalhas, embora treine a apenas cinco anos.

Em um podcast da Faculdade de Educação Física – podcast Corpo – um programa da Unicamp voltado à ciência e aos temas da Educação Física, ela diz, entre outras coisas, que “eu nunca me imaginei uma atleta, mas depois que conheci o esporte, me apaixonei e não parei mais”. Ela ainda ressalta que “o sonho é de chegar um dia na seleção, de ser a primeira da categoria, de competir fora do país e representar o Brasil”.

O podcast tem histórias de Maraísa dentro e fora do esporte, mostrando sua força e superação. Participam também os professores Marco Carlos Uchida e Renato Barroso, dois especialistas em treinamento de força que trazem pesquisa na Faculdade de Educação Física da Unicamp. O podcast pode ser conferido no site do Oxigênio, no Spotify e nos principais agregadores de podcast.