Parede de cara nova

Gesso 3D é tendência na área de revestimento e deixa o ambiente de sua residência com um ar moderno sem apelar para grandes reformas

 

Cansado do visual de sua sala? Quer dar uma ‘nova vida’ ao seu quarto? Às vezes a gente cansa da aparência dos ambientes da nossa residência e quer mudar. Mas nem só trocar os móveis de lugar colaboram a tornar a decoração mais atraente. Afinal, são diversos itens que integram a composição decorativa e fazem a diferença. Um deles é a parede.

Além das inúmeras cores possíveis e técnicas de pintura, é possível também dar uma cara nova às paredes apostando nas texturas. Uma técnica que vem se tornando tendência pelo ótimo resultado obtido – e por não dar grandes dores de cabeça na hora de instalar – é a aplicação de placas de gesso em 3D nas paredes.

As placas de gesso em 3D dão volume e movimento às paredes, deixando o ambiente super moderno e pra lá de criativo. Geralmente os painéis são feitos sobre uma parede de alvenaria ou de drywall. Existem duas formas de aplicá-lo: através de uma estrutura montada contra a parede ou com aplicação direta na própria parede. O fechamento é feito na parte interna. No caso do drywall, recomenda-se utilizar reforço de madeira.

A diferença entre o gesso 3D e o gesso comum está no efeito visual e estético, já que o primeiro confere dimensão extra às paredes, garantindo um aspecto diferente, elegante e moderno a qualquer ambiente. E o gesso é um material prático, versátil e econômico, fazendo toda a diferença no resultado final.

O gesso 3D pode ser usado para esconder vigas, encanamentos ou imperfeições das paredes. Os painéis são geralmente quadrados e aplicados lado a lado, formando uma espécie de “tabuleiro de xadrez”. Você pode, por exemplo, aplicar as placas em uma só parede, obtendo um efeito diferenciado. Vale até mesmo colocar no teto!

Os painéis podem ser utilizados em casas ou apartamentos para decorar sacadas, cozinhas, salão de jogos… Enfim, qualquer ambiente, desde que tomados os devidos cuidados de exposição ao sol ou à chuva, dependendo da área escolhida. Salas comerciais também podem adotar a tendência.

 

Incremente a decoração

De acordo com Maxwell Alencar Soldá, proprietário da Omega Gesso, o cliente pode combinar o gesso 3D com outros elementos decorativos para incrementar seus ambientes. Uma das opções é a utilização de pintura, conferindo um charme a mais. A utilização de sancas de gesso no espaço, com luzes no estilo spot, também dão um toque especial e muita sofisticação.

“A pintura é essencial. É aconselhável pintar mesmo que o cliente queira a parede branca, porque o gesso é um material poroso”, explica Maxwell. Com relação à iluminação, o especialista explica que a luz no 3D dá um efeito especial de sombra e luz ao ambiente.

 

Baixo custo e pouca sujeira

Ainda de acordo com Maxwell, os benefícios dos painéis de gesso em 3D vão além do efeito decorativo: a instalação é prática, com pouca sujeira e baixo custo se comparado a outros materiais utilizados para obter o mesmo efeito, como os painéis cimentícios. “A sujeira é local e a instalação é rápida”, afirma.

As placas de gesso são feitas em moldes e os clientes podem escolher os modelos que mais agradam. Maxwell só frisa os cuidados com o local de instalação: pode ser colocado em qualquer ambiente, menos os externos e áreas molhadas, como o banheiro, por conta da umidade. Nesses locais, o ideal é utilizar as placas cimentícias ou cerâmicas.