Parque criado em ilha intocada será inaugurado amanhã em Salto

Neste sábado (31), será inaugurado pelo Governo de São Paulo e a Prefeitura de Salto, ao meio-dia, o Parque Natural Ilha da Usina, um atrativo feito em ilha intocada há quase um século, às margens do Rio Tietê.

Na oportunidade, o poder público também entregará as obras de revitalização do Caminho das Esculturas, Ponte Pênsil e Memorial do Rio Tietê, que integram o Complexo Turístico da Cachoeira. A cerimônia de entrega vai contar com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O Parque Natural Ilha da Usina é um pedaço de mata intocado desde a abertura do canal da Usina Hidrelétrica de Porto Góes, na década de 1920. Trata-se de um local especial, suspenso por passarelas para que a passagem de visitantes não afete o solo e a vegetação da ilha. A madeira utilizada no parque é de reflorestamento, evitando qualquer tipo de dano ambiental. O lugar é uma ampla sala de aula ao ar livre, que permite a realização de atividades de educação ambiental, arte, cultura e turismo ecológico.

O atrativo foi criado com recursos do Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur). O Parque Natural soma-se ao Complexo Turístico da Cachoeira e a outros três parques do município de Salto, sendo todos às margens do Rio Tietê.

O Parque Natural Ilha da Usina teve um custo total de R$ 1.475.540,62. O acesso ao parque é gratuito e ocorre por meio do Complexo Turístico da Cachoeira, situação à Praça Archimedes Lammoglia, s/n, no Centro de Salto.

 

 

Fotos – Divulgação

3 comentários em “Parque criado em ilha intocada será inaugurado amanhã em Salto

  • 03/04/2018 em 13:07
    Permalink

    Tem acesso fácil p cadeirante?

  • 06/04/2018 em 11:25
    Permalink

    jluizpionti@hotmail.com
    Estou reinvidicando uma oportunidade para trabalhar na revisão de texto. Resido em Itu e tenho 72 anos. Obrigado.

    .

  • 06/04/2018 em 11:28
    Permalink

    Gostaria demais ,que essa ilha ficasse realmente intocada. Ela é muito linda.

Os comentários estão desativados.