Parque do Varvito celebra 23 anos com eventos gratuitos à população

O Parque Geológico do Varvito tem a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul/ Foto – Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu

O Parque Geológico do Varvito comemora 23 anos e, para celebrar a data, a Prefeitura de Itu realiza uma série de atividades no dia 22 de julho, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Turismo.

Das 13h às 17h, haverá doação de mudas de árvores nativas. Às 14h30, ocorre a oficina “Conhecendo a história da rocha do varvito” e, a partir das 15h30, a oficina “Cultive uma horta em casa”. As atividades são gratuitas e toda população pode participar.

O Parque Geológico do Varvito tem a mais importante exposição sul americana desse tipo de rocha. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, de 280 milhões de anos, época em que um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.

Dada sua importância, o Parque é visitado anualmente por milhares de estudantes, não somente do Brasil, mas também do exterior. Os visitantes também encontram espaços para piquenique, parquinho, lago, cachoeira, gruta das lágrimas e locais para caminhada com muitas árvores e uma bela paisagem.

O Parque fica na Rua Parque do Varvito, 4210, Parque Nossa Senhora Candelária. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.