Parte da represa do Braiaiá, em Itu, sofre rompimento

Prefeito Gazzola e equipe da CIS e Prefeitura acompanham o incidente (Foto: Divulgação)

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informou que na madrugada deste domingo (09) ocorreu o rompimento de parte da represa do Braiaiá. Pelas avaliações iniciais, a autarquia disse haver indícios de que a causa da ruptura foi uma infiltração no talude. A Defesa Civil informou que ninguém ficou ferido. Também não recebeu reclamações e/ou registrou alagamentos.

A represa tem aproximadamente 100 anos e é responsável por cerca de 25% da reserva de produção de água do município (110 litros por segundo). Após notificação do ocorrido, o prefeito Guilherme Gazzola (PL), bem como o superintendente da CIS Reginaldo Santos, os secretários Moyses Leis, Márcio Milano e o diretor responsável pela Defesa, Civil Paulo Guerreiro, se direcionaram até o local e seguem acompanhando as avaliações.

As equipes da CIS e da Prefeitura de Itu fizeram um levantamento da atual situação para recuperação da estrutura de vertedouro e taludes. A avaliação inicial indicou que seria necessário a reconstrução do barramento em novo ponto da represa. Até que esta obra seja finalizada, o abastecimento proveniente do Braiaiá será interrompido.

A CIS informou que realiza monitoramento diário em relação ao deslizamento de árvores e acompanha os fatores de risco em todas as represas da cidade. Em meio a estiagem mais severa dos últimos 91 anos, a represa do Braiaiá era a que estava mais próxima de ser recuperada e havia chegado a 70% da sua capacidade na última sexta-feira (07/01). Apesar da suspensão da captação de água proveniente do Braiaiá, o rodízio segue conforme planejado no sistema 24h/48h.

Obras

A CIS iniciou na segunda-feira (10) as obras de estaqueamento para desvio e represamento da água. Desta forma, é possível operar a captação de água com até 40 litros por segundo. O trabalho de recomposição da barragem também foi iniciado nesta segunda-feira e deve durar 90 dias. O desassoreamento do manancial também é previsto.

“A Represa do Braiaiá – assim como todas as captações de água bruta em Itu – recebem manutenções preventivas e sua estrutura não estava comprometida. Técnicos da CIS farão um laudo com as causas do rompimento. Em breve divulgaremos mais informações”, informou a autarquia em comunicado.

“O rompimento da Represa do Braiaiá não impactou o cronograma de abastecimento de água. O Braiaiá é um dos seis mananciais que levam água até a ETA Rancho Grande – que ainda conta com o respaldo do Sistema Mombaça. Nesta semana, técnicos da CIS e da administração municipal discutirão atualizações no atual sistema de rodízio”, finalizou.

Na manhã de terça-feira (11), o prefeito Gazzola acompanhou os trabalhos na represa. “Estamos desde cedo acompanhando mais uma etapa da obra de contenção e recuperação da represa do Braiaiá. Através de análise técnica, pretendemos aproveitar a ocorrência para ampliar a capacidade desta represa por meio de desassoreamento e da construção de nova barragem. Os projetos já estão em andamento. É necessário enxergar oportunidade para melhorar sempre em decorrências destas intempéries”, publicou ele nas redes sociais.

Ainda no domingo, o prefeito agradeceu quem prestou solidariedade neste momento e aproveitou para “cutucar” os críticos, em um comentário que polemizou. “Para aqueles que aproveitam de um desastre para expor a necessidade das acusações infundadas, sugiro que colaborem com as obras emergenciais e nos ajudem a encher os sacos de terra que servirão na contenção da represa”.

Matéria atualizada para a versão final às 15h33 de 12/01/2022

4 comentários em “Parte da represa do Braiaiá, em Itu, sofre rompimento

  • 09/01/2022 em 08:49
    Permalink

    Meus parabéns pelo empenho Senhor prefeito e equipe ,se Deus quiser logo tudo será solucionado !

  • 09/01/2022 em 15:50
    Permalink

    Aproveitar essa obra e já fazer o dezassoriamento da represa,aí fica bom em

  • 09/01/2022 em 18:34
    Permalink

    é lamentável o que acontece na cidade todo ano c falta de água / ministério público tem que se manifestar

  • 10/01/2022 em 16:48
    Permalink

    Toda a diretoria da CIS deveria ser imediatamente exonerada, a cidade passando por uma crise hídrica sem precedentes e os inúteis não conseguem cuidar de uma barragem que mais parece uma banheira, inacredritável.

Os comentários estão desativados.