Passagem de comando marca aniversário de 102 anos do Quartel de Itu

Por Daniel Nápoli

Foto: Daniel Nápoli

Na manhã da última segunda-feira (20), o 2º GAC L – Regimento Deodoro (Quartel de Itu) comemorou 102 anos de sua fundação, oportunidade em que também ocorreu a solenidade de passagem de comando da unidade.

O Coronel Ricardo Alves Pereira, que esteve à frente do efetivo de 20 de janeiro de 2018 até o início desta semana, passou o comando para o Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes, que já esteve no Quartel de Itu em outras duas ocasiões, exercendo diferentes funções.

Anteriormente à passagem de comando, foi inaugurado no gabinete do comandante o quadro com a foto do Coronel Ricardo Alves Pereira, na galeria de ex-comandantes da unidade.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares, entre elas o secretário estadual de Segurança Pública General João Camilo Pires de Campos, o deputado federal Herculano Passos e sua esposa, a secretária nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania Rita Passos, dos prefeitos de Itu Guilherme Gazzola e de Salto Geraldo Garcia, e do General Francisco Roberto de Albuquerque, comandante do Exército entre 2003 e 2007.

Ao se despedir do efetivo, durante a cerimônia realizada no pátio Marechal Levy Cardoso, o Coronel Pereira fez um agradecimento a diversos membros da unidade, bem como a familiares, se emocionando durante o discurso. Já o novo comandante, Tenente-Coronel Pontes recebeu as boas vindas e falou sobre sua trajetória militar e os desafios que terá no comando do Quartel de Itu.

Após a solenidade no pátio, os presentes se dirigiram até o auditório do Regimento Deodoro, em que foi realizado o corte de bolo alusivo aos 102 anos da unidade militar.

Ao Periscópio, o secretário estadual de Segurança Pública General João Camilo Pires de Campos enalteceu o Regimento Deodoro, local em que seu pai, João Pires de Campos, serviu como soldado no ano de 1932. “Nós estamos em um dos mais belos quartéis do Exército Brasileiro, nós estamos em um aquartelamento que por mais de 50 anos foi do Colégio São Luis e que em 1918 foi ocupado por um grupo de artilharia do Exército, onde meu pai serviu como soldado. Então, nós temos aqui hoje uma comemoração dupla, uma comemoração do aniversário de 102 anos dessa bela unidade e a passagem de comando, ou seja, é a história sendo registrada, sendo materializada em Itu”.

O General segue enaltecendo. “Essa bela terra em que minha família também morou está vendo a história tendo prosseguimento. Com isso, ganha a comunidade de Itu duplamente, por ter esse belo monumento como seu e ter mais uma passagem, mais uma gestão onde materializaremos cada vez mais a presença do Exército aqui. Um evento muito importante para todos nós. Está de parabéns o Regimento Deodoro, está de parabéns a comunidade de Itu”, conclui.