Pedro Mauro prepara nova HQ com um dos maiores roteiristas da Itália

À esquerda, Gianfranco Manfredi e Pedro Mauro em trabalho anterior. À direita, página ainda não-finalizada de “The Solicitor” (Fotos: Arquivo pessoal)

O desenhista de histórias em quadrinhos Pedro Mauro, morador de Itu e autor de álbuns de sucesso recente (como a trilogia “Gatilho”), está preparando um novo projeto ao lado de um dos maiores roteiristas de quadrinhos da Itália (os fumetti), Gianfranco Manfredi. Às vésperas do Dia do Quadrinho Nacional (celebrado dia 30 de janeiro), o JP conta um pouco sobre essa HQ “meia brasileira, meia italiana”.

“O Gianfranco Manfredi, que é roteirista da Sergio Bonelli Editore e de outras editoras, escritor e músico, tem toda uma carreira não só como roteirista de quadrinhos, me procurou. Eu já tinha trabalhado com ele uns bons anos para a Bonelli e ele me procurou dizendo que tinha um roteiro para um western, mas um pouco diferente dos projetos da Bonelli – que não estava fazendo projetos novos por conta da pandemia. Ele gostaria que eu desenhasse e perguntou se eu conseguia alguma editora aqui no Brasil que tivesse interesse de publicar aqui primeiro. Ele é bem conhecido aqui no mercado brasileiro, então ele achou interessante”, conta Pedro Mauro à reportagem.

Pedro, então, perguntou para o pessoal da Pipoca & Nanquim – vencedora dos últimos quatro prêmios HQ Mix de Melhor Editora e que publicou uma edição de luxo da trilogia “Gatilho” – se havia o interesse de tocar o projeto. “Eles toparam na hora”, relembrou o escritor, destacando que é algo inédito e diferente um autor renomado na Europa publicar primeiramente no Brasil.

Após conversas, o negócio foi fechado e Pedro Mauro já começou a trabalhar na produção da história. A HQ trata-se de um faroeste, tema que tanto o desenhista como o roteirista já estão habituados – Manfredi já escreveu para as revistas “Tex” e “Mágico Vento”, principais títulos de western da Bonelli, enquanto Pedro iniciou sua carreira nos quadrinhos do gênero e criou o personagem Pancho.

O desenhista fala um pouco sobre a trama. “O personagem principal é um pouco diferente dos que a gente conhece de western, porque ele é um procurador inglês, que trabalha para uma firma de advogados em Londres, mas odeia a vida de escritório. Ele é um cara de ação, então aceita missões fora do padrão de escritório, mais perigosas. Ele é bem pago para resolver os problemas da firma. Ele é, diria, tipo um James Bond que protege os interesses da financeira inglesa na América”, sintetiza.

A história avança quando ele vai para a América para procurar o herdeiro de uma fortuna que a empresa estava cuidando, mas que ninguém sabe onde está. “Aí começa essa aventura dele no western americano. Ele vai ao Texas em busca dessa pessoa. É lógico que acontece uma série de coisas nessa aventura, até ele ter que levar esse cara até Nova York para resolver o problema da herança”, conta.

O desenhista enaltece o trabalho do colega italiano. “É um belo de um roteiro do Gianfranco, como sempre. E nesse western, por exemplo, ele domina muito bem essas narrativas, como ele fez em ‘Mágico Vento’ por mais de 10 anos. É muito interessante a maneira que ele coloca os personagens na história”, explica Pedro, que já havia feito outros trabalhos com Manfredi, como “Adam Wild” e “Mugiko”.

“Trabalhar com o Gianfranco é sempre muito bom para quem faz quadrinhos. Ele é muito fácil de trabalhar, ele manda o trabalho todo pronto, bem definido. Ele pesquisa muito. É muito fácil e tranquilo trabalhar”, destaca o desenhista. “The Solicitor” tem previsão de lançamento para o final do ano, entre setembro e outubro. O álbum será todo em preto e branco, com cerca de 180 páginas. “Vai ser um belo de um álbum”, finaliza Pedro Mauro.