Pelé é que estava certo!

Moura Nápoli

 

As notícias dando conta das mordomias a que o detento Sérgio Cabral teria a sua disposição em um presídio no Rio de Janeiro deveria nos chocar mas, na realidade, isso já não acontece. Chocante seria ler uma notícia dando conta que o detento foi transferido de presídio, conforme deveria ter acontecido. Chocante seria ler uma notícia dando conta que o detento estivesse levando uma vida de detento comum, numa cela comum, comendo a mesma comida dos demais.

O que se viu nos últimos dias foi a denúncia de que Sergio Cabral almoça e janta comida vinda de um restaurante, que em sua cela há um aparelho de TV de 65 polegadas e que tem, a sua disposição dezenas de CD’s e DVD’s, para que seus momentos de tédio sejam devidamente preenchidos. Não bastasse isso, seu filho já contabilizou mais de cem visitas ao pai no presídio.

Não causou, portanto, escárnio a divulgação da notícia de que a transferência do detento em questão, que deixaria o presídio de Benfica no Rio de Janeiro, para o presídio federal de Campo Grande/MS, não aconteceu por determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Assim, Sérgio Cabral vai continuar no Rio de Janeiro, onde já está devidamente ambientado e certamente não terá problemas de adaptação. Sua vida de detento não deverá sofrer solução de continuidade…

Por outro lado, a notícia de que o aparelho de TV e os CD’s e DVD’s que compunham o “cineminha” do detento foram doados ao orfanato Casa do Menor São Miguel Arcanjo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, nada mais é que o mínimo que se podia fazer frente ao absurdo da mordomia.

Agora, se esse país fosse sério, a apuração de como o detento teve toda essa mordomia teria de ser minuciosa e a punição aos responsáveis, exemplar. Mas isso vai acontecer? Você acredita?

Mas neste quesito, Sergio Cabral é apenas um exemplo. Quantos e quantos “Sergios Cabral” usam e abusam de mordomias? E nem é preciso ser “figurão”. Apesar da propalada segurança, aparelhos de telefone celular são usados de dentro das celas. Isso foi mostrado até em novela da Globo e não é ficção apenas.

A verdade é que sabemos que há mordomias nos presídios, sabemos que há impunidades e sabemos que, mesmo denunciadas, acaba não dando em nada. Até quando? Até quando políticos corruptos irão debochar na cara da sociedade brasileira?

E o pior é vermos todas as noites nos telejornais que “contatamos advogados de fulano de tal, que disseram que ele agiu dentro da lei e que a verdade será estabelecida”. “Fulano de tal disse em nota oficial que jamais participou disso e daquilo” (embora fatos, gravações telefônicas e imagens comprovem o contrário) e “fulano afirmou que todas as suas contas foram prestadas devidamente”. Balela!!!

Neste ponto, entretanto, há de se abrir um parêntese. É claro que há políticos honestos, decentes, íntegros e corretos. É claro que no sistema prisional há pessoas honestas, decentes, íntegras e corretas.

Se alguma coisa há de alento a nós – brasileiros honestos – nisso tudo é o fato que pelo menos agora os corruptos começam a perder o chão. A corrupção neste país existe desde não sei quando, mas agora, pelo menos, eles começam a ser desmascarados e punidos. Mas a grande resposta, mesmo que isso demore, só existe pelo caminho do voto.

Ah, como Pelé estava certo, nos anos 1970, quando disse que “brasileiro não sabe votar, entende”!!!