Pele macia e hidratada durante o inverno

O uso de produtos específicos pode acabar com o ressecamento provocado pelo ar seco e frio

Temperaturas mais baixas pedem aconchego, comida quentinha, roupas e cobertas capazes de aquecer o corpo. Tempo de ficar mais em casa, curtir os momentos em família e com os amigos desfrutando conforto e boa conversa. Mas o tempo frio também pede atenção extra com o corpo, e a pele é muito castigada pelas baixas temperaturas.

A primeira providência a ser tomada talvez seja trocar o sabonete por outro que ofereça maior quantidade de elementos hidratantes em sua composição, porque além do vento frio, tempo seco e aumento da concentração de poluentes no ar, aumentamos a temperatura da água do banho, o que pode alterar a pele.

As glândulas sebáceas produzem menos gordura, há maior atrito com roupas sintéticas e perdemos mais água transepidermal, por deficiência na boa formação da membrana hidrolipídica (filme de gordura e água natural que protege a pele), e daí vêm ressecamento, vermelhidão e coceiras.

Voltando a falar do sabonete, os produtos ricos em substâncias calmantes e com extratos vegetais, como calêndula, hamamélis e óleos de amêndoas, karitê e maracujá, são bons aliados na hidratação da pele. É bom também não demorar muito no banho e evitar o uso de bucha.

A pele do rosto também sofre muito nessa época fria e seca e pessoas com a pele oleosa devem evitar produtos muito agressivos. A ordem é limpar e logo hidratar em seguida com produtos específicos. As peles secas e sensíveis devem ser tratadas com loções de limpeza sem sabão e depois hidratadas. Regra que vale para todos: usar protetor solar mesmo que o sol seja “fraquinho”.

A pele seca precisa de atenção especial e, durante o inverno, deve ser tratada com cosméticos enriquecidos com ingredientes específicos para que forme uma barreira na pele contra as agressões do tempo. O fato é que todos os tipos de pele precisam de hidratação. Alguns ingredientes são importantes, tais como ácido hialurônico, silício e vitamina B3, dentre outros. Uma boa ideia é consultar o dermatologista que indicará a mistura adequada às necessidades de sua pele.

Uma dica é usar água termal, que pode ser encontrada em farmácias e nas lojas de cosméticos. Quando borrifada no rosto, ela tem efeito calmante, hidratante e refrescante. E mais, também pode ser usada nos cabelos. A água termal pode ser usada de manhã e à noite, logo após a limpeza da pele e antes da aplicação dos cosméticos nutritivos e hidratantes.

Apesar dos efeitos nocivos da baixa temperatura, o inverno é tempo ideal para tratar a pele com derivados da vitamina A, peelings e aplicação de laser fracionado de CO2, que prometem clarear e rejuvenescer a pele – tudo isso no consultório médico e mediante avaliação dermatológica.

Para a pele do corpo, nada melhor do que aplicar, após o banho, cremes hidratantes ricos em óleos, ureia, ácido hialurônico e ácido lático, extratos vegetais e vitaminas. Para as mãos e os pés, prefira os cremes com vitamina A, D e B, e associados a ureia.

 

Esfoliação e hidratação faciais

O rosto possui uma pele muito delicada, assim como os lábios, que são frágeis e ficam ressecados em épocas mais secas e frias. Mas para mantê-los sempre saudáveis e sem pele ressecada, aprenda a fazer uma esfoliação caseira e natural.

 

Para os lábios

Você precisará de:

  • Duas colheres – de sopa – de açúcar refinado;
  • Água em temperatura ambiente;
  • Manteiga de cacau ou algum outro hidratante labial.

Para começar a esfoliar, será necessário lavar os lábios com água corrente, retirando quaisquer resíduos presentes neles. Após isso, pegue um pouco do açúcar e passe nos lábios levemente umedecidos. Esfregue, de leve, por cerca de 30 segundos o açúcar nos lábios, a fim de retirar as peles mortas. Lave os resíduos de açúcar dos lábios com água e, em seguida, passe um pouco de manteiga de cacau ou hidratante labial de sua preferência.

 

Para o rosto

Você precisará de:

  • Duas colheres – de sopa – de pó de café (pode ser o pó coado ou puro);
  • Água em temperatura ambiente;
  • Lenços umedecidos ou água termal;
  • Hidratante facial.

Limpe o rosto com lenços umedecidos ou algodão embebido em água termal a fim de retirar resíduos presentes nele – se não tiver lenços umedecidos ou água termal, lave o rosto com água e sabonete neutro. Com o rosto levemente umedecido, espalhe o pó de café por todo o rosto, esfregando  suavemente, por 20 segundos, o pó de café em áreas mais oleosas ou com acnes. Após, retire todo o pó de café do rosto com água corrente e, se preferir, sabão neutro, passe o hidratante facial e protetor solar facial. Essa esfoliação deve ser feita apenas uma vez por semana e sempre seguida de hidratação.