Pelo segundo ano consecutivo, pandemia afeta realização das Festas Juninas

Saudades de uma Festa Junina, né meu filho? Embora devam ser realizadas festividades particulares ou celebrações adaptadas, o certo é que a pandemia de Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, impedirá a tradicional aglomeração do “arraiá”.

Nas redes sociais são muitos os posts falando sobre a saudade de utilizar as roupas e desfrutar das bebidas e comidas típicas. Porém com a vacinação contra a Covid-19 ocorrendo, a expectativa é que em 2022 a “festança” possa voltar ao seu normal.

Ivone, ao lado do marido Hildo, aguarda a retomada das tradicionais “arraiás”(Foto: Arquivo pessoal)

Mas, para falar da saudade e a expectativa para a retomada das tradições, o Periscópio conversou com a professora, gestora pública e atual vice-presidente da AFRI (Associação das Famílias dos Rotarianos de Itu), Ivone Garcia.

Acostumada a organizar as festas do mês de junho, seja em ou entre amigos, a educadora comenta. “A Festa Junina é uma tradicional festividade popular no Brasil. Nestes dois anos sinto falta de comemorar São João, Santo Antônio e São Pedro em família, em organizações não governamental como AFRI, Rotary e igrejas”, diz ela.

“Sempre organizei nas escolas e universidades por onde trabalhei. Essas festas, para nós, sempre foram beneficentes em favor dos menos favorecidos. Faz falta o arraial, as danças típicas, as comidas a base de milho e amendoim, a canjica, pé de moleque, quentão, casamento caipira, a fogueira, balões e alegria contagiante entre as pessoas e comunidade”,  lamenta Ivone. “Espero que todos nós possamos comemorar em 2022 com saúde participando dos ‘arraiás’ ituanos em benefício do nosso próximo! Viva Santo Antônio , São João e São Pedro em 2022”.

Falando na saudade da diversão e também em solidariedade, o JP também conversou com Rosana Reis, diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itu (APAE). “A festa junina é um momento tradicional, uma festa onde reunimos os assistidos, seus familiares, a comunidade e proporcionamos uma tarde de alegria, com brincadeiras, show, barracas típicas e um espaço de interação e inclusão”.

“Este tempo de pandemia tem sido um desafio, um momento de muita criatividade, tempo de se reinventar. Penso que para as entidades assistenciais é um desafio maior, pois os eventos são uma das formas de captação de recursos que utilizamos para manutenção dos serviços gratuitos a comunidade, no caso da APAE as pessoas com deficiência”, acrescenta Rosana.

Mesmo com as adversidades, a diretora acredita em dias melhores. “Estamos na expectativa e esperança de que ano que vem poderemos estar unidos novamente e juntos festejar esta festa tão cheia de entusiasmo, apresentando as danças típicas dos assistidos, vendo as famílias reunidas”, declara.

“Apesar de um cenário ainda crítico, vejo a campanha de vacinação se expandindo, o retorno gradativo dos atendimentos de modo geral, e também temos trabalhado junto às famílias e usuários a conscientização da importância dos cuidados. Com apoio da diretoria da APAE de Itu, assim como dos funcionários e toda comunidade Ituana, e o cuidado e conscientização de todos, o próximo ano será de recomeço, retomada”, conclui.

Festa Junina da APAE de Itu

No sábado (26), a APAE de Itu realizará uma Festa Junina no sistema drive-thru. “Foi uma ideia que surgiu em virtude do tempo que vivemos, como forma de manter a tradição desta festa cheia de alegria, comidas típicas e animação”, explica a diretora Rosana Reis.

“As pessoas vão adquirir o kit junino antecipadamente e retirar no dia 26 e poderão saborear uma diversidade de pratos típicos inclusos no kit, como arroz doce, cuscuz, curau, pipoca, cachorro quente, quentão,  chocolate quente, amendoim, doces diversos”, acrescenta Rosana.

Quem quiser poderá entrar no clima junino e ir devidamente trajado, porém não poderá sair do carro. “Desta forma realizamos uma atividade beneficente, porém com segurança, sem aglomeração e podendo ser solidário”, conclui a diretora.

O kit junino conta com 10 itens e pode ser adquirido no valor de R$ 30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4022-4604. No dia 26, a retirada será das 13h às 16h na sede da APAE de Itu, localizada na Avenida Daniel Ratti, 253, no Pinheirinho.