Pelo segundo ano consecutivo, Semana Santa passa por adaptações em Itu

Assim como no ano passado, encenações da Paixão de Cristo não ocorrerão em 2021 (Foto: Arquivo)

Pelo segundo ano consecutivo a Páscoa ocorrerá em meio à pandemia de Covid-19. Aliás, em 2021, em um cenário pior do que o ano passado em relação ao aumento de casos e mortes. Tradicionalmente, na Semana Santa a Igreja Católica possui celebrações religiosas especiais acompanhadas por milhares de fiéis. Em Itu, que é conhecida como a “Roma Brasileira”, não é diferente. Porém, assim como no ano passado, as celebrações eucarísticas tiveram de se adaptar.

Como não é possível o deslocamento até uma igreja, os fiéis, da segurança e conforto de seus lares, estão acompanhando nas últimas semanas as celebrações religiosas virtualmente, com os padres de diversas paróquias realizando as missas por meio das lives.

O Periscópio conversou nesta semana com o padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, que comentou a respeito das adaptações. “Nós teremos todas as cerimônias, todas as celebrações online sem presença alguma dos fiéis, apenas a equipe de celebração com o mínimo de pessoas possível”, explica.

Embora será mais um ano de restrições, o sacerdote reforça que as celebrações “tem o mesmo sentido, mesmo valor para quem participar com seriedade”, destacando que, na Páscoa, “o ponto central da nossa fé celebramos a Páscoa do Senhor que é a sua ressurreição, a passagem da morte para vida. para eternidade onde todos nós, cristãos católicos ou não, fundamentamos a fé no Senhor Jesus ressuscitado”.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária terá a seguinte programação: nesta Sexta-Feira da Paixão (02), haverá a Vigília Eucarística, com a igreja aberta das 7h às 12h para momento de oração pessoal e silenciosa; às 15h, haverá a celebração da Paixão do Senhor e às 17h30, o Ofício de Trevas, ambos com transmissão online; no sábado (03), ocorrerá às 19h a Solene Vigília pascal na noite Santa da Ressurreição, também com transmissão online.

No Domingo de Páscoa (04), às 7h, será celebrada a Procissão da Alvorada, motorizada, pelas ruas da cidade, com a imagem de Jesus Ressuscitado. O padre Francisco solicita, para quem participar do ato, que não desça do carro, com todo mundo tomando os “devidos cuidados necessários, com todo protocolo”.

Ao final da procissão, haverá a bênção, com celebração de missa online às 10h e distribuição da sagrada comunhão das 11h15 até as 12h. Às 17h30, será realizada a missa de Páscoa e nova distribuição da Eucaristia das 18h30 às 19h30 para aqueles que participarem da missa online.

Padre Francisco Carlos Caseiro Rossi celebrará, pelo segundo ano consecutivo, missa de Páscoa durante a pandemia (Foto: Divulgação)

“Aproveito o momento para desejar a todos os cristãos católicos e evangélicos, todos aqueles que professam a fé no ressuscitado, uma feliz e Santa Páscoa do Senhor Deus os abençoe”, acrescenta padre Francisco.

Os fiéis poderão acompanhar as celebrações através da página da paróquia no Facebook: www.facebook.com/candelariaitu.

Outras tradições

 Na Semana Santa de Itu, outras tradições também acabaram impactadas pela pandemia. A encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo GUTI (Grupo Unido de Teatro Independente), não será realizada pelo segundo ano consecutivo. A encenação da Paixão de Cristo realizada no Estádio Municipal Wilson Bellon, organizada pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, também não será realizada em 2021. “Se Deus assim permitir faremos no próximo ano”, comenta o pároco local, Antônio Ferreira da Silva (Padre Ton).

 O sacerdote explica ainda que as celebrações da Semana Santa na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida ocorrerão com transmissões online. Nesta sexta-feira, às 15h, haverá a Adoração da Cruz, enquanto no sábado (19h30) será celebrada missa. No domingo de Páscoa será celebrada nova missa, às 10h.

 Padre Ton destaca que haverá a Santa Comunhão nesta sexta-feira, das 16h às 17h e no domingo, das 11h às 12h, porém reforça que tudo será feito com “distanciamento social, preservando a integridade e saúde das pessoas”. Outro tradicional evento que não ocorrerá em 2021 é o Estouro do Judas. O JP esteve em contato com a Prefeitura de Itu que confirmou a não realização do ato em Itu, tradicionalmente realizado ao meio-dia no domingo de Páscoa.

Programação Semana Santa em Itu

Outras paróquias em Itu mantiveram o formato de missas online em suas respectivas páginas nas redes sociais.Confira abaixo as celebrações previstas para ocorrer entre esta Sexta-Feira da Paixão (02) e o Domingo de Páscoa (04):

– Paróquia de São João Batista:

Sexta-Feira – Hora Santa (9h) e Celebração da Paixão do Senhor (15)

Sábado – Missa da Vigília (19h)

Domingo – Missa da Ressurreição (8h)

Paróquia São Cristóvão

Sexta-feira – Via Sacra Eucarística (10h) e Adoração a Santa Cruz (15)

Sábado – Vigília Pascal (17h)

As demais comunidades católicas da cidade não divulgaram suas respectivas celebrações até o fechamento desta edição.