Periscópio atualiza situação dos radares nas rodovias estaduais do município
Em outubro do ano passado, o Periscópio noticiou a respeito de munícipes que diariamente transitavam pela Rodovia Waldomiro Correa de Camargo (SP-79), que liga as cidades de Itu e Sorocaba e notaram a falta de radares na via.
De acordo com os reclamantes, a falta dos radares acarretou o excesso de velocidade, aumentando assim o risco de acidentes. Na época, a reportagem questionou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a respeito da situação no local, com o órgão informando que preparava um edital para a aquisição de novos equipamentos fiscalizadores.
Quase três meses após a reportagem, o JP esteve novamente em contato com o metalúrgico Noé Gomes dos Santos, de 50 anos, um dos reclamantes que faz uso diário da rodovia, para avaliar a situação, que segue a mesma. “Sem os radares, o risco de acidentes é grande. Sempre tem motorista que aproveita a situação e anda em alta velocidade. A rodovia tem dois pontos de ônibus nos dois sentidos. A circulação de pessoas é grande. Nos dias de chuva, ocorrem muitos acidentes”, explica Noé.
Novamente questionado, o DER explica à reportagem que uma nova licitação está em andamento para um novo contrato para a aquisição de novos equipamentos fiscalizadores, reforçando que, embora os radares atualmente não estejam ativados, a Polícia Militar Rodoviária segue realizando a fiscalização de excesso de velocidade por meio de radares portáteis, operados por seus agentes.
Demais rodovias
A reportagem também apurou outras rodovias para saber a situação dos radares em território ituano. A jornalista Carolina Estevam, de 32 anos, comenta que no dia 17 de dezembro sentiu a falta de radares fixos para ir nas proximidades do bairro Cidade Nova e no dia 1º de janeiro, ao utilizar a Rodovia Castello Branco, sentiu imprudência por parte dos demais motoristas. “Confesso que continuei diminuindo a velocidade, aonde sempre soube que tinha radar. Eu acho que os motoristas acabam ficando mais relaxados por saberem que não tem fiscalização”.
Mais uma vez questionado, o DER informou à reportagem que, na Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia (SP-75) – existem sete radares fixos, todos operando, sendo distribuídos da seguinte maneira: um no Km 1,2 (sentido Norte, faixa 1, com sua velocidade regulamentada 90/90 km/h); dois no Km 23 (sentido Norte, faixas 1 e 2, com sua velocidade regulamentada 110/90 km/h); dois no km 62,8 (sentido Sul, faixas 1 e 2, com velocidade regulamentada 110/90 km/h); um no km 67,5 (sentido Sul, faixa 1, com velocidade regulamentada 110/90 km/h; um no Km 68,9 (sentido Norte, faixa 1, com velocidade regulamentada 110/90 km/h.
Já na Rodovia Castello Branco (SP-280), são 14 radares fixos, todos com velocidade regulamentada 120/90 km/h: um no Km 35,1 (sentido Oeste, faixa 1; três no Km 43,5 (sentido Oeste, faixas 1, 2 e 3; um no Km 52,6 (sentido Oeste, faixa 1); um no Km 63 (sentido Leste, faixa 1); um no Km 71,4 (sentido Oeste, faixa); um no Km 97,7 (sentido Oeste, faixa 1); um no Km 127,5 (sentido Leste, faixa 1); um no Km 172 (sentido Oeste, faixa 1); um no Km 175 (sentido Leste, faixa 1); dois no Km 195,5 (sentido Oeste, faixas 1 e 2); um no Km 197,5 (sentido Leste, faixa 1).
Já na Rodovia SP-300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, que liga Itu a Jundiaí – e Marechal Rondon, que liga Itu a Porto Feliz), no perímetro ituano não existem radares listados. Na Rodovia da Convenção (SP-79), que liga os municípios de Itu e Salto, a situação segue a mesma da Waldomiro. Nesta via, o radar costumava ficar situado em frente ao Condomínio Portal de Itu, instalado ali desde 2014.
Como no caso da Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, o DER informa que está sendo preparado um edital para a aquisição de novos equipamentos fiscalizadoras, acrescentando que a Polícia Militar Rodoviária segue realizando a fiscalização de excesso de velocidade por meio de radares portáteis, operados por seus agentes.
Prefeitura
O JP também questionou a administração municipal, que por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Rural,informa que as faixas elevadas, lombadas e a sinalização de solo estão entre os instrumentos para controle de velocidade utilizados pelo município de Itu, uma vez que não dispõe de radares.
A Prefeitura esclarece ainda que os radares que estavam instalados próximos à área urbana, nas entradas da cidade, eram de responsabilidade do Governo do Estado e os mesmos foram retirados.
Boa noite a todos. Agora me respondam!será que esses radares eram mesmo para evitar acidentes,pois então,com a retirada de radares não vi uma crescente na questão de acidentes,e sim,a diminuição na arrecadação, pois bem radares não evitam acidentes,cada cidadão é responsável pelos seus atos.sem mais obrigado
Falta sinalização radares porque vc faz pesquisa sobre radares escondido sem sinalização
Radares por lei obrigado ter placa sinalização do lado dele .isso lei federal.
Falta sinalização radares