Periscópio Entrevista – José Galvão

O entrevistado desta semana é o professor e advogado José Galvão Moreira Filho. Aos 50 anos, José Galvão, como é conhecido, está em seu terceiro mandato como vereador, assumindo pela primeira vez a presidência do Legislativo ituano. Passados seis meses da atual Legislatura, ele revela como foi seu retorno a vida pública, o trabalho que está desempenhando a frente da Câmara, o relacionamento com o prefeito Guilherme Gazzola e os desafios que o aguarda no segundo semestre. Confira:

 JP) O senhor foi vereador em outras oportunidades e, depois de um tempo sem ter sido eleito, voltou com um bom número de votos e como presidente da Câmara. Como foi esse “retorno” à política?

O retorno foi de muita alegria e satisfação. Tenho a política como uma ferramenta de transformação, sempre pautei minha trajetória em defesa dos direito e deveres. Sou advogado e professor e com muita satisfação, vereador. Não dependo da política, mas faço dela a arte de transformar o meio onde eu vivo. Apesar da crise política eu não abro mão de mostrar que é possível fazer uma política diferente, com transparência, ética e seriedade. Mesmo não sendo vereador, eu nunca deixe de fazer política. Eu falo para o meu filho menor que “a política é a arte de transformar, desde um projeto escolar até mesmo um projeto social”, precisamos entender que a partir do momento que eu tenho uma ideia, compartilho e faço isso se transformar em algo que irá beneficiar o meio onde vivemos, eu estou fazendo política. Eu me sinto muito honrado em carregar a responsabilidade de há mais de doze anos ter mais de mil pessoas acreditando no meu projeto político. São mais de quatro eleições que eu fico fora só por conta do quociente eleitoral e não por falta de votos, isso é a demonstração de confiança e respeito que construímos na vida pública.

JP) Quais os pontos que o senhor pode destacar nesse primeiro semestre como presidente do Legislativo Ituano?

Ao assumir a presidência do Legislativo fizemos uma análise do orçamento e contratos e vimos que era possível cortar gastos, com isso, juntamente com os demais vereadores entendemos que era possível administrar com um orçamento menor. Devolvemos aos cofres públicos R$ 8.3000,000 (oito milhões e trezentos mil) do orçamento da Casa para que o Executivo pudesse investir em outra área. Mudamos duas vezes o horário das sessões da Câmara, com o objetivo de proporcionar uma maior participação dos munícipes, implantamos projetos importantes como o “Café com Vereador”, “Vereador Mirim”, cursos de capacitação para os funcionários da Casa e para os vereadores, aprovamos bons projetos como a criação da CIS – Companhia Ituana de Saneamento, a criação da Medalha Pastor Daniel Berg, fomos à Brasília atrás de recursos para o nosso município e implantamos a linguagem de libras como forma de dar mais acessibilidade a toda população.

JP) Com o advento das redes sociais, ficou mais prático para o cidadão cobrar e criticar a classe política. O senhor acredita que isso tenha deixado a tarefa do político mais difícil?

Não existe tarefa mais difícil, é só você fazer o trabalho com responsabilidade e transparência. Vejo as redes sociais como uma excelente ferramenta de discussões, sugestões e uma forma de mostrar o trabalho desenvolvido.

JP) Como o senhor analisa a situação política de Itu como um todo? Ela ainda carrega vícios do passado ou tem expectativa de melhora?

Acredito que o país está sendo passado a limpo e com isso será gerado uma nova classe de políticos, uma classe que fará a diferença com ideologia sem interesses particulares. Na última eleição o povo demonstrou sua força, diferente dos outros anos que ganhava aquele que mais investia no período eleitoral. Venceu o que apresentou uma proposta de mudança, contra a corrupção.

JP) Como tem sido gerenciar os protestos e embates entre vereadores durante as sessões?

Nós vivemos em uma democracia e no parlamento as diferenças são necessárias para que possamos discutir os projetos de forma universal, unindo as ideias e fazendo o melhor para o nosso município. Quanto aos protestos e manifestações populares, sou a favor. Isso é democracia, somos representantes do povo e precisamos ouvi-los e encaminhar a demanda necessária.

JP) O prefeito Guilherme Gazzola afirmou que esta é a Câmara mais reformista da história de Itu, já que aprovou projetos complexos e importantes para a administração. Como o senhor, como presidente, recebe esse elogio?

Essa Câmara tem lutado pelos interesses da população e quando nos unimos com esse objetivo fica visível a diferença. É muito importante a sinergia entre o Legislativo e o Executivo para que as mudanças possam acontecer. O Legislativo tem defendido a bandeira do povo, com discussões respeitosas e sempre dando condições do Executivo realizar ações e diretrizes planejadas para o município de Itu. Fico contente do reconhecimento do Executivo no tocante a participação importante deste poder para o crescimento e desenvolvimento da nossa querida Itu.

JP) Com a mudança no regimento interno, agora não é possível um mesmo vereador se manter no cargo de presidente por dois anos seguidos. O senhor pretende voltar a se candidatar outro ano ou pensa em até mesmo alterar o regimento para voltar com a legislação anterior?

(risos) Que pergunta! Mas vai ter uma resposta. Cheguei pedindo a direção de Deus e pautei junto a minha família fazer uma gestão diferenciada, sem privilégios, reduzindo gastos, e administrando com seriedade. Deu certo, mas estou aqui de passagem, durável é somente meu nome e faço questão de honrá-lo, isso para a minha vida espiritual faz muita diferença. Temos ainda mais seis meses de muito trabalho a frente do Legislativo ituano. Estou feliz de humildemente representar bem e com galhardia este poder e os meus colegas vereadores. Vamos em frente! Quanto a reeleição estaremos discutindo esse assunto com os demais.

JP) Por último, o que a população ituana pode esperar do Legislativo nos próximos anos do mandato?

Os 13 vereadores estão à disposição da população e, juntos, queremos continuar resgatando o respeito e a confiança da população ituana. Focado na transparência, queremos sempre poder ouvir a população, inclusive no “Café com o Vereador” que é realizado mensalmente. Daremos continuidade na apresentação de projetos voltados a inclusão social, questão ambiental, social, mobilidade urbana e a todos projetos importantes para nossa Itu. Estaremos realizando a segunda edição do “Vereador Mirim”, realizaremos o Fórum do Terceiro Setor, dentre outras ações. De uma forma geral estaremos exercendo o nosso poder de fiscalizar.