Pisca-pisca: cuidado para a decoração de Natal não se tornar um perigo!

mais-casa-pisca-pisca-natal

O Natal se aproxima e as casas já começam a entrar no clima natalino com enfeites típicos. Porém, o famoso pisca-pisca, que tanto encanta, pode se tornar perigoso se não for utilizado da maneira correta. Para evitar acidentes, algumas dicas e cuidados podem ajudar.

As instalações malfeitas e o desgaste do material isolante podem causar a fuga de corrente, que são ocasionadas pela falha no isolamento dos circuitos. Muitas vezes, o disjuntor não é suficiente para proteger a instalação, pois não identifica que existe um roubo de energia.

Sabemos que as luzes dão aquele toque final na decoração, mas, se não tiver todo o cuidado, elas podem causar um pequeno incêndio e, em poucos minutos, se transformar em algo de grande proporção. Além disso, se forem utilizadas em ambientes expostos à umidade, podem causar o choque elétrico. “Água e eletricidade não combinam, é importante que as pessoas tenham isso em mente”, explica o engenheiro elétrico Ricardo Martuchi.

Como montar
Especialista em decoração de Natal, a decoradora Cecilia Dale conta que o primeiro item da árvore de Natal é a colocação das luzinhas, para evitar que os fios apareçam por cima dos enfeites. Isso também garante que a árvore fique iluminada “por dentro” e dá um efeito especial. Porém, ela ressalta que é preciso ter cuidados nesta hora.

“Antes de começar a montar o pinheiro, prenda um filtro de linha com um lacre no tronco da árvore. Em seguida, monte a camada de galhos da parte inferior da árvore e, só depois, coloque as lâmpadas. E nunca emende mais do que três cordões de lâmpadas consecutivos, pois poderá queimar todos e acarretar em curto elétrico. Engate cada grupo de três cordões em uma das tomadas do filtro de linha. Para finalizar, não se esqueça de proteger o piso, colando feltro autoadesivo nos pés da árvore”, explica.