Placa de Reconhecimento Público para Padre Bento Dias Pacheco é descerrada

Padre Gabriel Vital, Mané da Saúde e Dito Roque descerrando a placa comemorativa, localizada dentro da Paróquia/ Foto: Gabriela Prado

No último sábado (24), a Câmara de Vereadores de Itu realizou a cerimônia de descerramento de placa comemorativa ao Título de Reconhecimento Público para o Padre Bento Dias Pacheco (in memoriam), solenidade ocorrida na Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, no bairro Padre Bento, onde está o túmulo de Bento. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Caio Gaiane (REDE) e alguns vereadores da cidade.

A propositura de autoria do presidente da Câmara, Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde, do PRB), em homenagem pelos relevantes serviços prestados por Padre Bento ao longo de 42 anos de sacerdócio aos portadores de hanseníase, tem o objetivo de divulgar a vida e as obras do padre.

Padre Gabriel Vital, pároco da referida Paróquia, conta que a importância da placa foi uma “feliz coincidência”. “Serão 20 anos da paróquia [no dia 28 de outubro deste ano] e 200 anos do nascimento de Padre Bento, em 17 de setembro de 2019. A placa dá início a essa comemoração e ao seu trabalho, no qual cuidou de leprosos na nossa comunidade”, relata o padre.

Bento Dias Pacheco nasceu na Fazenda da Ponte, na comarca de Itu, em 1819. Optou pelo sacerdócio, ordenando-se padre em 1840.  Em 1869, decidiu se dedicar integralmente aos portadores do mal de Hansen. Por 42 anos, dedicou-se a cuidar dos doentes e seu trabalho em prol desses necessitados perdurou, sem interrupções, até o seu falecimento, em 6 de março de 1911, na mesma chácara em que morou por 42 anos.

Há trâmites no Vaticano para torná-lo um santo. Sobre o fato, padre Gabriel conta que a placa tem participação nisso. “Um dos intuitos da placa é divulgar a vida e as obras de padre Bento para que a Igreja Católica o reconheça como santo. Em nossos corações ele já é santo, mas precisa ainda do reconhecimento oficial da igreja”, encerra.

Um comentário em “Placa de Reconhecimento Público para Padre Bento Dias Pacheco é descerrada

  • 29/11/2018 em 13:33
    Permalink

    Ola,
    Precisam atualizar a coluna do watzzap, desde abril … nao atualizam ….

    Abraços

    Luiz

Os comentários estão desativados.