Planejamento para o Carnaval 2022 em Itu está mantido até o momento

Planejamento para o Carnaval de rua em Itu está mantido (Foto: Arquivo/Prefeitura de Itu)

Na manhã desta terça-feira (30/11), a Prefeitura de Itu divulgou nota com o posicionamento da administração sobre a realização ou não do Carnaval em 2022 – visto que diversas cidades do Brasil têm anunciado o cancelamento da festa em decorrência da pandemia de Covid-19.

Segundo a Prefeitura, o planejamento para a realização do Carnaval 2022 está mantido até o momento. Porém, “a efetiva ocorrência da festa popular está sujeita a ser suspensa se houver indicativos de agravamento da pandemia de Covid-19 até a data do evento”, afirma a nota.

“Como vem agindo desde o início da pandemia, a administração municipal seguirá pautada pela ciência e seguindo os preceitos das autoridades superiores de Saúde como, por exemplo, fez com a adesão total e irrestrita das determinações do Plano SP, conduzido pelo Governo do Estado”, prossegue o posicionamento da Prefeitura. 

Quanto aos eventos particulares (como o Carnaitu), a Prefeitura informou que “realizará a liberação e fiscalização de acordo com as normas vigentes à época, novamente, levando em consideração as permissões sanitárias que estejam valendo quanto à pandemia”.

Em seu Twitter, o prefeito Guilherme Gazzola (PL) chegou a se manifestar sobre a discussão de cancelar ou não o Carnaval 2022. “Vamos discutir o carnaval baseado na ciência, sem deixar como bandeira de bolsonarista, porque este ano não teve carnaval e foi de longe o pior momento da pandemia”, escreveu ele.

Custos

A Prefeitura de Itu informou ainda que, diferente de diversas outras cidades que estão cortando recursos públicos para subsidiar o Carnaval (como foi o caso de Sorocaba, em que a iniciativa privada irá bancar a festa), a Prefeitura de Itu já não o faz desde 2017, “quando interrompeu este gasto e passou a realizar a festa na rua somente com a estrutura de suas secretarias de Turismo e Cultura, não havendo mais uma oneração extra dos cofres municipais”, informa a nota.

“Estima-se que, em valores atualizados, o custeio de escolas de samba e blocos por parte da Prefeitura seria o equivalente a R$ 300 mil, valor este que vem sendo aplicado em outras áreas como a própria Saúde”, prossegue a administração municipal.

Na segunda-feira (29/11), as cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC) decidiram em conjunto pelo cancelamento do Carnaval 2022. Recentemente, as cidades da região de Jundiaí também informaram a não realização da festa, que deverá ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março.