Pneumologista fala dos cuidados com a saúde respiratória no inverno

Pneumologista Dr. Jairo Victor Ramos faz parte do quadro de médicos da Unimed Salto/Itu (Foto: Divulgação)

Durante o inverno é comum o aumento no número de casos de problemas respiratórios. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), anualmente, a gripe comum causa comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas, sendo crianças, idosos, portadores de doença pulmonar, cardiopatas e imunocomprometidos os mais afetados.

As doenças respiratórias que aumentam com a chegada do inverno são em sua maioria causadas primeiramente por vírus e em segundo lugar, por bactérias. Neste ano, a situação se complica, devido a pandemia do novo coronavírus.

Diante disso, o Periscópio conversou na última semana com o pneumologista Dr. Jairo Victor Ramos, do quadro de médicos da Unimed Salto/Itu, que comentou a respeito dos cuidados que devem ser tomados com a saúde no inverno, além de abordar a pandemia.

“Para quem possui doenças respiratórias, como rinite alérgica, bronquite, entre outras, a recomendação é a manutenção do ambiente higienizado, para evitar ácaros, entre outros fatores que possam contribuir para as crises”, explica o médico.

Dr. Jairo reforça que o clima atual requer cuidados redobrados. “Nesta época do ano, na parte sul do país, o clima é mais seco, ao contrário da região nordeste, o que faz com que se fique mais suscetível a infecções e reações alérgicas, com isso, não só para quem possui alergias ou outras doenças respiratórias, mas de uma forma geral, pode-se colocar no quarto um balde com água e toalhas molhadas para umidificar o ar, ajuda bastante”.

Como pessoas que possuem doenças respiratórias podem diferenciar a manifestação das mesmas no inverno com os sintomas de Covid-19? O médico responde. “Geralmente, quem tem uma rinite ou asma, por exemplo, vai saber diferenciar os sintomas, pois sabe que alguma atividade ou outra levou à crise alérgica. Além disso, com a Covid-19, a pessoa poderá apresentar febre ou cansaço fora do normal e uma falta de ar diferente de uma crise asmática”, esclarece.

Questionado sobre um possível aumento de casos suspeitos ou até mesmo de casos confirmados do novo coronavírus no inverno, Dr. Jairo acredita que, por ser uma doença nova, é difícil fazer uma previsão, porém crê que “como as pessoas estão utilizando máscaras e se respeitarem as demais medidas para que se evite o contágio, mesmo com a mudança do clima, pode ser que não haja um aumento expressivo”.

Ao ser perguntado se a Covid-19 poderia se transformar em uma doença sazonal, como a Influenza A (H1N1), por exemplo, Dr. Jairo reforça seu pensamento. “É uma doença nova, portanto é muito difícil afirmar algo além do que apontam estudos, pesquisas. É difícil prever, depende de muitos fatores”.

O especialista reforça a importância dos cuidados com a saúde para todos. “Embora estudos comprovem que pessoas hipertensas, idosas, com obesidade ou diabetes, estejam no chamado grupo de risco, ou seja, os que podem evoluir para casos mais graves, já vimos outras pessoas que não se encaixavam neste grupo, que vieram a apresentar casos graves e até mesmo vir a óbito. É uma doença complexa e todos devem tomar os cuidados de higiene e respeitar o distanciamento social. É muito importante”, conclui.

Outros cuidados

Dr. Jairo acrescenta a importância de uma boa alimentação especialmente nesta época. “As pessoas devem procurar os alimentos mais naturais possíveis, evitar alimentos industrializados, com conservantes e corantes”, esclarece. O pneumologista também reforça a necessidade de se cuidar e se preocupar com outras doenças além da Covid-19.

“É muito importante que as pessoas não abandonem outros tratamentos de saúde por conta da Covid-19. Quem possui doenças respiratórias ou outras enfermidades, deve seguir tomando seus medicamentos, mantendo seus tratamentos e deve evitar sair de casa sem necessidade, mas se por motivos de saúde for necessário, deve sim sair e procurar ajuda médica”.