Policial Militar de Itu lança livro sobre paternidade

Tenente Flávio Gonçalves e sua filha Sophia: uma história de amor e superação (Foto: Divulgação)

Muita dedicação,amor e resiliência. Assim podemos descrever um pouco da trajetória do Tenente da Polícia Militar de Itu, Flávio Gonçalves, conhecido como Tenente Bahia. PM desde os 17 anos de idade, tendo passado pelo Corpo de Bombeiros também, Flávio, que atualmente atua no 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Itu, teve sua vida mudada radicalmente no dia 14 de setembro do ano passado.

Naquela data, o PM estava na Igreja Nossa Senhora da Consolata, na cidade de São Paulo, aguardado sua noiva, a enfermeira Jéssica Victor Guedes, para que pudessem se casar. Porém, a caminho do altar, ela passou mal, sendo socorrida pelo próprio noivo ainda na porta da igreja, sendo encaminhada para um hospital, mas acabou não resistindo, falecendo no dia seguinte.

Jéssica estava grávida de seis meses, sendo necessário um parto de emergência, com a filha Sophia nascendo pesando apenas 1,34 kg e medindo 34 centímetros. Prematura, a bebê ficou 70 dias na UTI, recebendo alta posteriormente. “Depois disso começou a minha ‘maternidade’, me tornei um pai com cuidados maternos, com todos os cuidados que uma criança tem que ter e isso foi chamando muito a atenção das pessoas que nos acompanham e muita gente foi pedindo para que eu colocasse minha vivência em um livro”, explica Flávio.

Foi então que, em meio ao luto e a preocupação com sua filha, a ideia começou a amadurecer. “Demorou um tempo, comecei a escrever no Instagram e para um site que tenho (mundodesophia.com). Comecei a compartilhar minha vida, a escrever sobre tudo, sobre luto, sobre dor, sobre superação, paternidade ativa, maternidade e isso foi chamando cada vez mais a atenção”, comenta.

Foi então que o policial decidiu compilar todos os textos e, com mais detalhes, lançou o livro “Sophia & Eu”, com parte da rende a ser destinada para a ONG Prematuridade.com, que de acordo com Flávio, foi quem lhe ajudou a entender o cenário de bebês prematuros. Ao relembrar tudo que aconteceu desde setembro do ano passado, Flávio comenta: “Dói até hoje, mas milagrosamente a Sophia está viva, ela é um milagre de Deus, um ser abençoado, iluminado, minha razão de viver.”

O tenente espera que o livro sirva de inspiração. “Este livro tem um propósito, quero levar essa mensagem para as pessoas de superação. Problemas todo mundo tem, mas é preciso seguir em frente”. O livro “Sophia & Eu” pode ser adquirido pelo site da Editora Reflexão (www.editorareflexao.com.br/negocios/sophia-eu.html) ou na Amazon (www.amazon.com.br/Sophia-Eu-pode-maior-amor-ebook/dp/B08NTWXRP1).