>> Por Dentro da Câmara: Sessão tem homenagem a GCM, palavra de secretário e rápida votação de projetos

Rovaldo e família recebem homenagem da Câmara de Vereadores/ Foto – André Roedel

A primeira sessão ordinária no novo formato ocorreu na Câmara na última quarta-feira (02) devido ao feriado do Dia do Trabalho. Na oportunidade, houve homenagem ao GCM Rovaldo, uso da Tribuna Livre pelo secretário de Planejamento Plínio Bernardi Jr. e uma rápida votação de projetos, além de um Grande Expediente “expresso”.

Iniciada às 16h, a sessão foi aberta com a palavra do chefe da pasta de Planejamento. Ele aproveitou para falar sobre os avanços da Prefeitura rumo a uma Cidade Inteligente e afirmou que um projeto piloto de iluminação no Centro Histórico foi iniciado. “Nós temos um piloto de iluminação inteligente que, se tudo der certo, vai acontecer”, declarou.

O projeto consiste em instalar postes inteligentes nas principais vias do Centro. Esses postes conversarão entre si, levando internet gratuita aos munícipes e outros recursos. Uma verba da Anistia Onerosa foi utilizada e o secretário espera que o edital de licitação saia ainda neste semestre.

Plínio ainda disse que vários projetos estão em andamento, divididos em transformação, inovação e empoderamento digital. Ele ainda falou sobre fazer uma espécie de “raio-x” na cidade, coletando dados para entender para onde Itu está crescendo. Ao fim de sua explanação, o trabalho do secretário foi elogiado por diversos edis.

 

Homenagem

Em seguida, em homenagem promovida pelo vereador Dito Roque, o inspetor Rovaldo Martins Leite, supervisor da Guarda Civil Municipal de Itu, fez uso da palavra falando sobre seus 30 anos na corporação. O trabalho de Rovaldo foi parabenizado pelo secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Luís Cláudio Carneiro Filho, e pelo vice-prefeito Dr. Caio Gaiane, na oportunidade representando o prefeito Guilherme Gazzola.

Com o plenário cheio (público formado principalmente por colegas GCMs), Rovaldo relembrou momentos de sua trajetória e recebeu cumprimentos de diversos vereadores. Ao fim, ele, sua esposa e seu filho foram ao centro do plenário, onde Rovaldo recebeu uma placa comemorativa.

 

Trabalhos legislativos

A sessão em si foi curta. A pedido de Dito Roque, os trabalhos foram invertidos e a votação dos projetos foi concluída antes das 18h. Todos os projetos em pauta foram aprovados por unanimidade, com destaque para o Projeto de Decreto Legislativo que concedeu o Diploma e Medalha Madre Maria Teodora Voiron à senhora Zelma Clasen de Oliveira. Após a votação dos projetos, teve início o Grande Expediente. Na teoria, todos os vereadores teriam a oportunidade de falar 15 minutos. Porém, boa parte não fez uso ou falou bem menos que o tempo limite.