Por igualdade de gênero, clube em homenagem a Rita Lee é fundado em Itu

Rita Lee ao vivo em Araçatuba no dia 23 de maio de 2009 (Foto: Marco Senche/Divulgação)

A ituana Isabela Brandão, de 16 anos de idade, recentemente fundou na cidade um clube Girl Up, que nada mais é do que parte de um projeto mundial apoiado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o qual incentiva a igualdade de gênero e o desenvolvimento da liderança feminina, além de auxiliar meninas adolescentes ao redor do mundo que estão passando por necessidades.

O projeto Girl Up possui atualmente mais de 3 mil clubes em todo o planeta, sendo que 200 deles estão localizados no Brasil e são compostos por meninas e meninos de idades entre 12 a 22 anos, que estão dispostos a lutar pela igualdade de gênero na sociedade.

A luta é feita da seguinte maneira, de acordo com Isabela. “Ensinando suas comunidades sobre a importância da igualdade de gênero, criando campanhas, debatendo sobre situações sociais e acontecimentos recentes na mídia, defendendo causas, captando recursos para ajudar meninas adolescente que estão passando por situações que as impedem a estudar ou em outras diversas situações precária”.

 O clube fundado por Isabela se chama Rita Lee Girl Up, que homenageia a rainha do rock brasileiro. “Que nos serviu de inspiração por conta de seus pensamentos sempre a frente do seu tempo e atitudes que quebrou diversas barreiras dentro de um mercado onde muitas vezes a mulher não era protagonista, com sua expressão e sua fala sempre muito atual dizendo abertamente sobre tabus impostos pela sociedade”, destaca a ituana.

 O clube Rita Lee Girl Up teve início no dia 10 desde mês, com abertura de inscrição para adolescentes que estejam interessados em embarcar nessa jornada na batalha pela igualdade de gênero. Segundo Isabela, os requisitos para participar são: morar em Itu e ter entre 12 a 22 anos. “Para participar é muito fácil, basta entrar em contato conosco pelo direct do nosso instagram (@ritaleegirlup), que uma das nossas representantes irá te auxiliar”, diz.    Mais informações também poderão ser obtidas pelo e-mail: ritaleegirup@gmail.com.