Posto do TRE no Iguatemi Esplanada funcionará no fim de semana e no feriado

O posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Shopping Iguatemi Esplanada atenderá a população neste fim de semana (28 e 29) e no feriado de 1º de maio, das 9h às 17h. Segundo João Lima, chefe do posto do TRE, a medida foi tomada para facilitar o acesso ao cadastramento biométrico de moradores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim que ainda não regularizaram sua situação perante a Justiça Eleitoral. O horário especial segue até o dia 9 de maio.

Localizado na Ala Norte do shopping, o posto realiza, desde maio de 2017, o cadastramento no sistema de biometria da Justiça Eleitoral de eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. A capacidade de atendimento do posto é de 2500 pessoas por dia em seus 55 balcões de atendimento.

De acordo com o TRE, cerca de 94 mil pessoas ainda não fizeram a biometria ou regularizaram sua situação junto à Justiça Eleitoral. “Dia 9 de maio é prazo final para o fechamento do Cadastro Nacional de Eleitores e quem não regularizar sua situação poderá ter uma série de problemas como impedimento na participação em concursos público e até a conquista de um emprego, já que algumas empresas pedem a quitação eleitoral como documento de registro”, explica Lima.

Como funciona

Com o sistema de biometria, o eleitor, que até hoje tinha que apresentar um documento com foto e o título de eleitor na hora de votar, terá que cadastrar sua digital através de um leitor onde terá seu acesso à urna liberado. A assinatura em lista de presença também não será mais necessária. Segundo Lima, a biometria garante uma maior segurança no processo de eleição.

O cadastramento pode ser agendado através do portal do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br) e o eleitor deve comparecer ao posto munido do título de eleitor, documento com foto e comprovante de endereço com até trê~s meses de antecedência e em nome do eleitor, como conta de internet, telefone etc.

Acesso exclusivo

O posto avançado do TRE funciona até o dia 09 de maio de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e nos dias 28 e 29 de abril e 1º de maio, das 9h

às 17h, num espaço de 700 m² na Ala Norte, próximo à portaria “C” do Shopping. O acesso ao posto pode ser feito pelo estacionamento inferior da Ala Norte ou pela portaria “A2”, próximo ao Café do Ponto, entrada que estará aberta diariamente às 9h mesmo com as lojas do empreendimento ainda fechadas.

O endereço Ala Norte é Av. Izoraida Marques Peres, 401, Altos do Campolim, Sorocaba, e da Ala Sul é Av. Gisele Constantino, 1850, Parque Bela Vista, Votorantim. Informações: (15) 3219-9900 e/ou www.iguatemiesplanada.com.br.