POVO FALA: Cresce a rejeição de ituanos às “Fake News”

Na última quinta-feira (15), pessoas presentes no centro da cidade participaram da enquete sobre as “Fake News”, que são informações falsas ou boatos compartilhados, geralmente, nas redes sociais e em mídias digitais, como Facebook e WhatsApp. Essas notícias falsas são escritas e publicadas com a intenção de enganar, a fim de obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas ou evidentemente falsas, justamente para chamar a atenção.

Perguntamos às pessoas se elas conheciam, já curtiram ou compartilharam e o que acham disso e de quem faz as “Fake News”. Confira as respostas:

Fotos: Beatriz Pires

Reportagem: Beatriz Pires e Gabriela Prado

 

“Já compartilhei. Não sei explicar, mas é estranho.” – Larissa Fabiane Rizo, 14, estudante.

 

“Não sei o que pensar. É uma coisa que viralizou e acaba tendo uma proporção grande. Não tenho o hábito de compartilhar nada nas minhas redes sociais.” – Lucas Costa, 20, vendedor.

 

“É errado, porque as vezes pode ser a vida de alguém.” – Bianca Caroline, 14, estudante.

 

“Não compartilhei e nem curti. São desnecessárias.” – Jennifer Oliosi, 18, estudante.

 

“Já compartilhei. É besteira, é desnecessário.” – Diego Henrique Silva, 24, auxiliar.

 

“Não compartilhei. É ruim porque é falso”. – Maria das Dores, 54, dona de casa.

 

“Já compartilhei algumas. As pessoas tem que procurar saber antes de compartilhar”. – Tabata de Paula Ferreira, 25, operadora de telemarketing.

 

“Já curti muitas vezes, porque a gente é curiosa (risos). Acho que isso é coisa de gente que não tem o que fazer.” – Adriana Ananias, 33, aux. de enfermagem.

 

“Não compartilhei. Acho uma tontice, mas eu não dou bola pra essas coisas. “ – Lucinéia Rocha, 37, flora.

 

“Não compartilhei. Isso denigre a imagem da outra pessoa.” – Luciano Márcio, 35, operador de telemarketing.

 

“Não compartilhei. Eu não entendo muito dessas coisas, mas é ruim.” – Garces Gambaro, 67, caseiro.

 

“Não compartilhei, mas amigos meus já. Quem escreve notícia falsa faz isso pra atrapalhar a sociedade, e há muitos que avisam.” – Eduardo Padovani, 66, corretor de negócios.

 

Já compartilhei. Se a pessoa quer ser real, ela tem que ser real.” – William Martins, 18, churrasqueiro profissional.

 

“Acho que não, mas acho bem desnecessário, pregar peças nas pessoas.” – Danielly Fernandes, 18, estudante.

 

“Já vi amigos compartilhando. Acho que quem faz não tem o que fazer, fica inventando pra ter benefício.” – Leonardo Santos, 21, aux. de cozinha.

 

“Talvez eu tenha compartilhado sim. Quem faz talvez seja para aparecer. “ – Gustavo da Silva, 22, vendedor.

 

“Compartilhei e já vi amigos compartilhando. Acho uma grande perda de tempo, coisa de gente que não tem o que fazer.” – Gabriella Bragato, 18, estudante.

 

“Eu não compartilho nada, prefiro só curtir e compartilhar coisas da minha igreja. Acho ruim porque prejudica a vida de outra pessoa.” – Fátima Cristina, 46, doméstica.

 

“Eu geralmente não compartilho nada e geralmente dá pra saber o que é falso. Tipo, não tem nada melhor para fazer do que ficar inventando notícia?” – Giulia Foltran Ribeiro, 18, estudante.

 

“Já compartilhei. Acho ruim porque informa errado as pessoas e aí todo mundo acha que é verdade. “ – Maria Júlia, 16, estudante.