Pré-candidato Tarcísio de Freitas visita Itu

Tarcísio fez acenos para a base bolsonarista durante o evento (Foto: André Roedel)

O pré-candidato ao Governo de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve em Itu na manhã do último sábado (21) participando de um encontro regional de seu partido, o Republicanos. O evento ocorreu no Itu Plaza Hotel e reuniu outras lideranças da sigla, como o deputado federal Herculano Passos, a pré-candidata a deputada federal Rita Passos e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

O ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL) chegou por volta das 9h20 e aguardou a chegada dos demais políticos, que aproveitaram para conversar e tirar fotos com o pré-candidato. Logo em seguida, Tarcísio concedeu uma breve coletiva de imprensa, onde citou projetos da pasta que vinha comandando, como tem sido percorrer o Estado de São Paulo e outros temas de pré-campanha.

Já no palco do auditório principal, que contava com lugares vagos, os principais nomes do evento usaram a palavra para saudar os presentes e enaltecer Tarcísio. Já em clima de campanha, o pré-candidato fez acenos para a base bolsonarista ao rechaçar a esquerda, além de pontuar ações que deverá implantar caso seja eleito governador.

Segundo pesquisa mais recente da Real Time Big Data, Tarcísio está empatado com Márcio França (PSB) em segundo lugar nas intenções de voto, com 15%. Fernando Haddad (PT) lidera, com 29%. O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), tem 7%. Os demais pré-candidatos tiveram 1% ou menos.

Estiveram presentes no evento os vereadores ituanos Donizetti André (Republicanos) e Patrícia da ASPA (PSD), além de vereadores de outras cidades, pré-candidatos a deputado estadual, o deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos) e o ex-secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Aildo Rodrigues, entre outras autoridades e lideranças políticas. De ausências notadas, o ex-vice-prefeito e ex-vereador Neto Beluci, que integra o partido.

Herculano, Tarcísio Gomes de Freitas e Rita Passos durante a entoação do Hino Nacional (Foto: André Roedel)

O evento

O encontro estava marcado para começar às 10h, mas atrasou porque Tarcísio aproveitou para conversar com as lideranças políticas presentes e posar para fotos em um espaço reservado, onde a imprensa teve acesso. Em seguida, por volta das 10h30, foi realizada uma coletiva de imprensa com o ex-ministro, que falou de projetos que prosseguem com ele fora da pasta e como tem sido percorrer o Estado.

“Está sendo uma experiência muito interessante, muito impactante. A gente tem sido recebido com muito carinho. A gente tem trazido propostas muito consistentes e observa que é um Estado de muitas oportunidades, mas que estão adormecidas”, disse o pré-candidato, apontando como maior desafio de São Paulo a geração de empregos.

Ele também disse que a parceria com Herculano e Rita Passos é “um luxo”, porque são pessoas experientes que conhecem profundamente o Estado. “Têm uma veia municipalista, que entendem o problema ali no ‘chão de fábrica’, onde ele está mais próximo, que afeta mais o cidadão”, apontou Tarcísio. “Estou muito satisfeito, eles estão agregando muito”.

A reportagem também falou brevemente com o prefeito sorocabano Rodrigo Manga, que exaltou o encontro em Itu – outra reunião do Republicanos foi realizada em Sorocaba na segunda-feira, reunindo grande público. “O Republicanos é um dos partidos que mais cresce no país, foi para 45 deputados federais e com a candidatura do ministro Tarcísio para o Governo do Estado, encorpa ainda mais”, informou o prefeito, que destaca o fortalecimento da região. Ele também informou que sua esposa, a primeira-dama de Sorocaba Sirlange Maganhato, é cotada como possível candidata a vice na chapa de Tarcísio.

Durante o evento, as principais lideranças falaram e exaltaram Tarcísio. Também houve espaço para críticas à esquerda e ao ex-governador João Doria (PSDB). O ex-ministro, por sua vez, exaltou o avanço da privatização da Eletrobrás e concessões de rodovias pelo país e o encontro do presidente Jair Bolsonaro com o bilionário Elon Musk em Porto Feliz na sexta-feira (20). “A missão do Estado é criar pontes para oportunidades. São Paulo é a locomotiva do Brasil, mas essa locomotiva pode andar muito mais rápido”, afirmou Tarcísio.

Ao fim do evento, a reportagem conversou com o deputado federal Herculano Passos. Ele que disse que “Tarcísio mostrou a que veio” e que o pré-candidato vem crescendo cada dia mais através de reuniões. “Ele não tem a máquina na mão, mas tem a mobilização partidária”, disse o parlamentar.

Herculano também reforçou que sua esposa Rita será candidata em seu lugar e já mira a Prefeitura de Itu em 2024 – onde foi prefeito por dois mandatos, entre 2005 e 2012. “Possivelmente eu serei candidato, mas é muito cedo ainda para avaliar tudo isso”, disse o parlamentar, que criticou a atual administração. “Muita gente está pedindo para eu ser candidato por querer a mudança”, afirmou.

Um comentário em “Pré-candidato Tarcísio de Freitas visita Itu

  • 21/05/2022 em 15:55
    Permalink

    Tarcisio de Freitas é considerado o melhor ministro não só do atual governo federal como dos anteriores, os que assumiram o mesmo ministério. Se ganhar a eleição para governador quem sabe dá uma injeção de ãnimo para que Itu se compare em desenvolvimento ao município vizinho de Indaiatuba, por exemplo. ,

Os comentários estão desativados.