Prefeito Gazzola destaca Linha 2 do Mombaça

Gazzola durante a live (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira (03), o prefeito Guilherme Gazzola (PL) realizou uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook para fazer um pronunciamento e esclarecer dúvidas sobre o abastecimento de água em Itu. A expectativa era que o chefe do Executivo ituano anunciasse o início de um rodízio de abastecimento, porém isso não ocorreu e a live foi centrada em mostrar as ações realizadas pela Prefeitura e pela CIS (Companhia Ituana de Saneamento) para mitigar o problema histórico de Itu.

Segundo Gazzola, o racionamento não foi decretado porque “os nossos investimentos em captação de água em fontes perenes (Pirajibu e Mombaça) se mostraram assertivas e esta água, independente da estiagem, está constantemente garantida”. De acordo com o prefeito, hoje Itu tem mais de 200 bairros e 16 deles são os que enfrentam mais dificuldades no abastecimento, sendo atendidos por caminhões-pipa.

A transmissão durou cerca de 25 minutos e foi dividida em dois blocos. No primeiro, Gazzola apresentou o que vem sendo feito de obras estruturais para combater a falta d’água. Em seguida, num intervalo, foram apresentados vídeos institucionais com o prefeito e o superintendente da CIS, Reginaldo Santos, falando da nova represa do Braiaiá. Após isso, Gazzola voltou e respondeu perguntas enviadas por internautas.

“Não estou aqui para dizer que está tudo bem, estou aqui para dizer que é possível fazer mais e melhor”, disse o prefeito, falando ainda que nunca enganou ninguém e que, desde 2019, Itu chegou ao “equilíbrio hídrico”. “Pela primeira vez, a cidade tinha a capacidade de captar e produzir a quantidade de água necessária para o consumo nas condições absolutamente normais”, afirmou Gazzola. Porém, segundo ele, com as condições climáticas enfrentadas atualmente, com uma severa estiagem.

“Para vocês terem uma ideia, a média de chuvas de Itu é de 1.300 mm por ano. No ano passado, choveu 835 mm. Ou seja, 35% menos que a média”, declarou o prefeito, informando que, em 2022, choveu até o momento 544 mm e vivemos o inverno mais seco e quente desde 1943, o que aumenta o consumo de água. “Faz exatamente 140 dias que a gente não tem, sequer, uma chuva significativa”, prosseguiu.

Obras             

Após apresentar o cenário climático, Gazzola passou a destacar obras realizadas pela CIS e reafirmou que o Sistema Mombaça foi inaugurado em sua gestão, e que o governo anterior entregou a captação apenas até o Pau D’Alho. O prefeito também disse que o abastecimento no Pirapitingui hoje se encontra em “estado de normalidade” graças ao Pirajibu.

O prefeito reconheceu que o problema se concentra na região central, por conta das dificuldades de captação e pelas obras realizadas, como troca de filtros e da nova linha do Mombaça, que teve sua outorga de captação aumentada para 600 litros por segundo. E, segundo Gazzola, o volume é o suficiente para atender toda a região central, deixando as represas como reservas hídricas.

As obras, ainda de acordo com o prefeito, devem durar um ano e meio. “Ao finalizar essa obra, teremos definitivamente equacionado o abastecimento independente das variações climáticas”, disse categoricamente o prefeito. Além disso, ele informou que a Prefeitura e a CIS terminaram de pagar as desapropriações da área que receberá a barragem do Piraí.

Finalizando o primeiro bloco, Gazzola disse que mais obras estão sendo programadas e afirmou que os investimentos na área já passam de R$ 300 milhões. “O que torna o nosso governo, de longe, o que mais investiu na questão da água em Itu”, declarou o prefeito, informando que as obras encaminhadas garantirão de 60 a 70 anos de segurança hídrica.

“Hoje, eu posso prometer muito suor, muito trabalho, e uma dedicação integral para ser – e serei – o prefeito que resolveu o problema da água em Itu. Não descansarei e gastarei cada segundo do meu tempo nessa tarefa. Preciso de vocês, porque juntos seremos cada vez mais fortes”, finalizou Gazzola.