Prefeitura afirma que não há risco de queda do “Alpes”

Talude lateral do terreno desmoronou após chuvas (Foto: Reprodução)

Após as fortes chuvas da madrugada da última segunda-feira (10/02), um talude (declive lateral do terreno) no conjunto habitacional “Alpes” II, no Pirapitingui, desmoronou. Com isso, o medo tomou conta de alguns moradores. Ao “Jornal de Itu”, uma moradora disse que tem impressão de que a estrutura do prédio foi comprometida. Eles também reclamam de falta d’água no local desde o temporal.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e a Defesa Civil realizaram uma vistoria no local, verificando que a fundação foi executada com sistema de estacas. “Isso que significa que o desmoronamento do talude na sua lateral não implica em abalo da estrutura dos prédios. Sendo assim, não há risco iminente. Neste momento, a fundação está estável sem riscos de colapso parcial ou total e os moradores não precisam sair dos apartamentos”, afirmou em nota a Secretaria de Comunicação.

A nota prossegue com a informação de que, “apesar de ser responsabilidade do condomínio, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) já foi acionada e irá religar as instalações externas de água e esgoto que foram comprometidas pelo desmoronamento do talude”.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura ainda afirma que “a equipe responsável fará novas vistorias no local e pedimos que, em caso de aparecimento de novas trincas ou desmoronamentos do barranco os moradores entrem em contato com a Defesa Civil”.