Prefeitura conta com ituanos para economizar 30% durante estiagem

Campanha de redução de consumo de água foi lançada nesta semana para evitar que racionamento seja decretado. 

 

Além da ação de conscientização, CIS está promovendo obras como a da Adutora Mombaça/ Foto – Divulgação

Para enfrentar o período de estiagem, que se estenderá até setembro, a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) anunciou nesta semana campanha para a redução do consumo de água em 30% nas residências de Itu. A CIS contará com a ajuda de agentes da Prefeitura para orientar a população quanto ao consumo consciente.

“Para evitarmos o racionamento, a população precisa colaborar. Precisamos reduzir o consumo em até 30%, para isso iremos realizar estas ações educativas, bem como seguir trabalhando na maior frente de obras que já foi feita no sistema de abastecimento de Itu”, ressaltou o prefeito Guilherme Gazzola.

Em relação ao andamento das obras, de acordo com o superintendente da CIS Vincent Menu, nas próximas semanas serão finalizadas as instalações elétricas da adutora do sistema Mombaça/Pau D’Alho, para captar mais 200 litros de água por segundo, além dos 80 litros já utilizados.

Também já está em andamento a construção de dois novos reservatórios para aumentar em cinco milhões de litros a capacidade de armazenamento de água tratada. Além disso, as obras de melhoria da captação do Fubaleiro e a ativação de poços para suprir abastecimento de água estão em andamento.

Prefeito Gazzola e superintendente da CIS anunciam medidas para conter desperdício/ Foto – André Roedel

Apesar do outono atípico, com temperaturas mais elevadas, o consumo de água não subiu até o momento. No entanto, alguns mananciais já utilizam sua reserva, o que exige maior atenção. A Bacia do Itaim e do Gomes operam com 60%. Bacia do Taquaral/Pirapitingui, Braiaiá e São José, 95%. Bacia do São Miguel, 80% e Bacia São Miguel/Varejão com 90%.

“Estamos em alerta, afinal vivenciamos o ano com maior escassez de chuvas desde 1961”, pontua Vincent Menu. A situação, porém, é diferente da ocorrida em 2014, quando as represas já estavam sem condições para abastecer a população na mesma época.

“No mesmo período em 2014, a cidade já estava em racionamento – mesmo com maior quantidade chuvas. Este ano choveu 23% a menos do que em 2014, mesmo assim temos água. Isso prova a melhora significativa da gestão da água”, destaca Gazzola. Já Vincent aponta que a CIS monitora constantemente os níveis das represas e afasta “qualquer possibilidade de uma crise com a amplitude da que foi vivida no município em 2014”.

 

Fiscalização

Uma medida para atingir a meta estipulada consiste em fiscalizar o desperdício de água. Os fiscais da Prefeitura poderão, a partir de segunda-feira (21), notificar quem desperdiçar. Nos casos de reincidência, poderão ser aplicadas multas aos infratores, seguindo a Lei Municipal Nº 1078/2009. A pessoa que se deparar com o desperdício de água poderá informar o poder público por meio das páginas da CIS e Prefeitura de Itu, no Facebook, ou pelo telefone 0800 722 4827.