Prefeitura de Itu lança campanha para uso consciente da água

A coletiva de imprensa aconteceu na sede da CIS. Campanha irá conscientizar a população para uso racional da água/ Foto – Moura Nápoli

Uma coletiva de imprensa aconteceu na manhã da última quinta-feira (15), na CIS ( Companhia Ituana de Saneamento). Na oportunidade o prefeito Guilherme Gazzola, acompanhado do superintendente da CIS Vincent Menu e do secretário de Governo Rodrigo Tomba, falou sobre a nova campanha “A Água é de Todos e Cada Um Deve Fazer a Sua Parte”, que a partir deste final de semana é lançada, para conscientização do uso racional da água.

Segundo Gazzola, “o problema da água em Itu é histórico e a maneira que encontramos de resolver: com a parceria sociedade civil e entes públicos, no nosso caso, com a autarquia CIS”. O prefeito lembrou que fevereiro foi o mês mais seco desde 1961, e que a cidade não pode mais ficar à mercê dessas situações”.

Gazzola enfatiza que uma coisa é fazer uma campanha de uso racional da água com o problema estar acontecendo e outra é sem estar acontecendo, como é o caso agora. Trata-se de uma campanha de prevenção, já que atualmente não há problema de falta de água na cidade.

A campanha procura conscientizar o público do uso racional, enfatizando que desperdícios devem ser evitados como lavar carros e calçadas com mangueiras (o correto seria com balde), banhos demorados, desperdício de torneiras abertas, além do incentivo ao armazenamento e reaproveitamento de água da chuva.

O prefeito faz questão de deixar claro que a campanha é lançada numa situação de tranquilidade quanto ao abastecimento de água da cidade. “Estabilidade absoluta de nossas represas”, destaca. Gazzola diz que “a CIS está fazendo sua parte e a sociedade precisa vir junto e só assim o problema da água de Itu poderá ser resolvida”.

Vincent destaca que “os reservatórios estão cheios e semanalmente há um monitoramento da situação. Ele diz que a campanha é preventiva e lembra que a cidade tem água, mas é preciso saber usar essa água de forma consciente. (Moura Nápoli)