Prefeitura de Itu não adotará “passaporte da vacina” na cidade

Nesta semana, começou-se a aventar na grande mídia a possibilidade de adoção por algumas cidades (como a capital São Paulo e Guarulhos) de um “passaporte da vacina”, que condicionaria o acesso a estabelecimentos como bares e restaurantes de pessoas com ao menos a primeira dose da imunização. O acesso seria através de aplicativos, que comprovariam a vacinação do cidadão.

A reportagem questionou a Prefeitura de Itu sobre a possibilidade de implementação do mesmo na cidade. Por meio de sua Secretaria de Saúde, a administração afirma que a cobertura vacinal em Itu está acima da meta do governo, não havendo, portanto, a justificativa de mecanismos adicionais para incentivar o comparecimento de público.

Além disso, o “passaporte” mencionado pode promover a falsa sensação de que as medidas de segurança sanitária não são mais necessárias. “A Prefeitura segue com a divulgação do calendário vacinal por seus canais oficiais de comunicação, assim como reforça a recomendação do uso de máscaras e higienização das mãos”, informa a administração em nota.