Prefeitura de Salto e Instituto Federal formalizam a construção de novo campus

Foto: Prefeitura de Salto

A Prefeitura de Salto e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) formalizaram na quinta-feira (28) a doação do terreno reservado ao IFSP, no Central Park. Com a assinatura do termo, já é possível iniciar o processo licitatório para execução de projeto do novo campus em Salto e posterior início das obras.

A formalização das tratativas foi realizada no Campus do Instituto, com a presença do prefeito de Salto, Geraldo Garcia, do Reitor do IFSP São Paulo, Eduardo Antonio Modena, do Pró-Reitor de Administração, Silmário Batista dos Santos, da diretora da unidade do Campus Salto, Karina de Souza e do presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista.

O documento garante ao IFSP a dominialidade da área de 30 mil m² que será destinada à construção do seu segundo Campus na cidade. Com a nova unidade, será possível ampliar a oferta de cursos gratuitos e de vagas para estudantes de Salto e região.

Na oportunidade, houve também a assinatura do termo de cooperação entre o poder público e o Instituto quanto à utilização da estrutura da escola municipal “Maria Constança de Miranda Campos”, no Vila Flora. Enquanto a nova unidade não fica pronta, a estrutura da escola, que é próxima ao Instituto, poderá ser utilizada para o aumento na oferta de cursos e o desenvolvimento de atividades educacionais em parceria com a Prefeitura de Salto. “Este dia é simbólico, ainda mais no mês de junho, junto com as celebrações do aniversário da cidade”, disse o chefe do Executivo saltense.

Em 2014, foi emitido um termo de transferência de posse da Abadia de São Norberto ao IFSP. Ao assumir em 2017, o prefeito Geraldo Garcia apresentou à Reitoria a proposta de uma nova unidade em Salto, com investimentos do Ministério da Educação.

As tratativas foram realizadas durante todo o ano, e confirmadas com a liberação de R$ 5,5 milhões do Ministério para início da primeira fase das obras e mais R$ 2 milhões em emendas, ambos recursos intermediados pelo deputado federal Guilherme Mussi.

Parceria

As atividades do Instituto na escola municipal “Maria Constança” devem começar já no segundo semestre. Em parceria com a Prefeitura, o IFSP deverá oferecer cursos de extensão e posteriormente cursos de licenciatura em Português e Matemática.