Prefeitura divulga bairros de Itu com maior incidência de Covid-19

Os fiscais já estão nas ruas dos bairros com maior incidência de casos positivos de Covid-19, fazendo o trabalho redobrado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

A Prefeitura de Itu divulgou nesta terça-feira (30) a lista dos bairros com maior incidência de contaminação pelo novo coronavírus e intensificou a ação de fiscais nesses pontos. O objetivo é aumentar a adesão da população ao isolamento social e às medidas preventivas contra a doença que já matou 37 pessoas na cidade e soma 572 casos confirmados, de acordo com o boletim divulgado no final desta tarde.

De acordo com o levantamento da Vigilância Epidemiológica de Itu, os bairros onde o risco de transmissão é considerado extremamente alto são Cidade Nova (28 casos confirmados ativos e 24 casos suspeitos), Jardim União (16 casos confirmados ativos e 6 casos suspeitos), Vila Martins (16 casos confirmados ativos e 5 casos suspeitos), Parque América (7 casos confirmados ativos e 1 caso suspeito) e Jardim Aeroporto (7 casos confirmados ativos e 0 caso suspeito).

Há ainda o grupo de bairros em que o risco de contágio é apontado como alto, sendo eles: Portal do Éden, Potiguara, Parque Industrial, Vila Nova, Jardim Europa, Rancho Grande, Jardim das Rosas, São Luiz, Novo Mundo, Residencial Itaim, Vila Gabbai, São Camilo e Jardim Alberto Gomes.

Segundo apurado pela reportagem do JP, os casos de coronavírus em condomínios fechados estão englobados nos bairros onde os mesmos ficam localizados. Porém, a maioria dos casos ativos da doença estão fora deles.

Esses dados são atualizados com números de segunda-feira (29) e mudam diariamente. Além desses pontos críticos, a Prefeitura de Itu informa que monitora demais os bairros do município e afirma haver casos em todas as regiões da cidade. O rigor da fiscalização, assim como as medidas restritivas, podem ser relaxados ou acentuados dependendo dos índices locais da pandemia.

Os fiscais terão como foco o funcionamento restrito do comércio essencial, ou seja, somente podem estar abertos farmácias, supermercados, postos de combustíveis, oficinas mecânicas e estabelecimentos alimentícios (sem consumo no local). Além disso, o comércios e serviços que se encaixam nessa categoria terão que seguir as normas sanitárias exigidas no momento, como disponibilização de álcool gel aos clientes, distanciamento físico e capacidade reduzida de pessoas no local.

O uso obrigatório de máscaras em espaços públicos é outro foco das fiscalização. O descumprimento dessa regra agora é passível de multa de R$ 100, segundo lei municipal de autoria do Executivo, aprovada na tarde da última segunda-feira. Em caso de reincidência, o cidadão pagará o dobro pela infração.

21 comentários em “Prefeitura divulga bairros de Itu com maior incidência de Covid-19

  • 30/06/2020 em 18:49
    Permalink

    Ironicamente todos são bairros de “quebrada”.

    Resposta
    • 02/07/2020 em 08:29
      Permalink

      Verdade esse jornaleco de merda ta de marcação

      Resposta
      • 02/07/2020 em 14:39
        Permalink

        Boa tarde, Marcos. Sou editor do JP. Não se trata de marcação. Os dados foram enviados pela própria prefeitura de Itu.

        Resposta
  • 30/06/2020 em 19:20
    Permalink

    Multa pra quem num usar máscara. Essa eu quero ver a prefeitura dar… Kkkkkk… Todo mundo nem aí no centro.

    Resposta
  • 30/06/2020 em 20:18
    Permalink

    Aí tem uns 100 casos +ou-
    Itu tem cerca de 500 casos
    Onde a prefeitura colocou os outros 400 casos + ou – ,
    Poxa fala a verdade , será que os outros 400 casos estão nos condomínios de alta classe ??

    Resposta
  • 30/06/2020 em 20:25
    Permalink

    Porque nao adota medidasde saúde como em Porto Feliz

    Resposta
    • 01/07/2020 em 15:54
      Permalink

      A população precisa fazer a sua parte, mas e a Prefeitura de Itu, está adotando a mesma prática de Porto Feliz?
      Sugiro que assistam a esse vídeo.

      https://youtu.be/di7dqK_5E9Q

      Resposta
    • 01/07/2020 em 20:03
      Permalink

      Hoje eu fui ao Banco logo pela amanhã,e todas as pessoas que encontrei estavam usando máscaras.

      Resposta
  • 30/06/2020 em 21:04
    Permalink

    Acho que essa notícia está boa mas uma informação não foi passada, as terras de São José tem um número superior a 19 casos confirmados e não é divulgado devido a classe social ser mais alta será, porque estão tampando o sol com a peneira?

    Resposta
    • 01/07/2020 em 20:06
      Permalink

      No condominio Nova Espanha tb tem casos

      Resposta
  • 30/06/2020 em 21:18
    Permalink

    Quero saber quem foi que idealizou isso,quem vê defeito tem que ter solução 100,00de multa cura “então colocou a máscara se curou?”deve-se dar nome aos bois pra nunca mais votarem em um cara desses , não sejamos covardes tantas pessoas perderam seu emprego e o inteligente quer multar o cidadão porque os sobrenomes da cidade não vão ser multados

    Resposta
    • 01/07/2020 em 19:47
      Permalink

      Precisa de fiscalização urgente no Padre Bento, são muitos churrasquinhos em fim de semana aglomerações constantes e sem máscaras se a gente vai reclamar ainda passa por ruim da história,seria bom viaturas darem umas voltinhas por lá.

      Resposta
  • 01/07/2020 em 08:10
    Permalink

    No centro tem muita loja funcionando e desobedecendo à ordem precisa de fiscais no centro da cidade.

    Resposta
  • 01/07/2020 em 09:49
    Permalink

    Ótimo q estão nas duas fiscalizando, acho importante q entrem nós comércios dos bairros pois eu já vi clientes entrando sem máscara e os proprietários com a máscara no queixo.
    Absurdo isso!!!
    Tem haver mais rigor por parte dos proprietários e acima d td eles têm que dar o exemplo.
    Fico indignada com as festinhas nos finais de semana na minha rua.
    E ninguém faz nada pra evitar isso.

    Resposta
  • 01/07/2020 em 15:22
    Permalink

    São bairros que geralmente os ônibus ainda andam cheios cadê a fiscalização não adianta por fiscais amigos de funcionários da viação pois é feita vista grossa .

    Resposta
  • 01/07/2020 em 15:50
    Permalink

    Boa tarde,
    Entendo que a população precisa cumprir a sua parte, porém gostaria de saber, se a Prefeitura de Itu está adotando o mesmo protocolo médico adotado pelo prefeito de Porto Feliz.

    Protocolo este tanto para a fase inicial da doença, onde o paciente se trata em casa, com remédio dado pela própria prefeitura, como protocolo preventivo.

    Sugiro que assistam ao vídeo do link abaixo e vejam que a situação pode ser revertida, basta que haja troca de experiências com aqueles cujo trabalho está dando super certo, no caso da cidade vizinha Porto Feliz.
    Atenciosamente,

    https://youtu.be/di7dqK_5E9Q

    Resposta
  • 01/07/2020 em 19:48
    Permalink

    Precisa de fiscalização urgente no Padre Bento, são muitos churrasquinhos em fim de semana aglomerações constantes e sem máscaras se a gente vai reclamar ainda passa por ruim da história,seria bom viaturas darem umas voltinhas por lá.

    Resposta
  • 01/07/2020 em 19:51
    Permalink

    Boa noite não se usar máscaras se cura mas se cada um fazer a sua parte ajuda muito, mas sempre tenham desculpa, mas fazer o mínimo do mínimo é a melhor coisa de cada um, a população tem que se ajudar já sair de casa só quando for nescessário, aí que tenham o prazer de fazer reunião, festas, passear tenham paciência espera passar tudo isso não é fácil mas vamos fazer a nossa parte.

    Resposta
  • 02/07/2020 em 22:41
    Permalink

    A informação sobre os condomínios ficou totalmente redundante…não informou por que mesmo? Eita…

    Resposta
  • 03/07/2020 em 17:21
    Permalink

    AQUI NO JARDIM DAS ROSAS O PESSOAL FAZ ENCONTRO NAS CALÇADAS E CHURRASCO COM 15, 20 PESSOAS.

    É QUE POBRE É ASSIM MESMO. MORRE 1, NASCEM 1000. CONSEGUEM SE REPÔR RÁPIDO.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *