Prefeitura e CSO apresentam melhorias para as feiras livres de Salto

Prefeito e secretários conversam com os feirantes / Foto: Divulgação

A convite da Prefeitura de Salto, os feirantes da cidade participaram na manhã da última segunda-feira (29/01) de um encontro no Auditório Maestro Gaó, para apresentação das melhorias que serão realizadas nas feiras livres, em parceria com a empresa CSO Ambiental.

O evento contou com a participação do prefeito Geraldo Garcia, da secretária de Meio Ambiente, Grasiela de Oliveira, da secretária de Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e Turismo, Anita de Moraes Leis, do secretário de Obras e Serviços Públicos, Alaor Ourique e de representantes da CSO.

O prefeito fez a abertura do encontro, ressaltando a importância da parceria com a CSO. “Há algum tempo estávamos conversando sobre estas melhorias, e agora se concretizou. São ações fundamentais para a valorização das nossas feiras, assim como para evoluções nas questões ambientais”.

A partir de agora, as feiras livres passam a contar com contêineres diferentes para separação dos itens. Com isso, os materiais terão a destinação mais adequada para preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida dos moradores. Além disso, também serão disponibilizados banheiros químicos nas ruas para os feirantes e os frequentadores das feiras.

Uma equipe da CSO fará uma campanha de conscientização ambiental junto aos munícipes, com o objetivo de informar sobre a necessidade do envolvimento de cada um para o sucesso da ação, além de tirar dúvidas.

Com essa iniciativa, todo material orgânico descartado nas feiras (frutas, legumes, verduras e restos de alimentos) será destinado para a empresa que produz composto e fertilizantes orgânicos a partir de resto de alimentos e material de áreas verdes, e voltarão à cidade como fertilizantes para as árvores e as plantas do município, formando um ciclo sustentável. O óleo de fritura usado e o material reciclável, serão encaminhados à Corbes (Cooperativa de Reciclagem Boa Esperança de Salto).

A ação começou já na feira livre de última terça-feira (30/01), no Jardim Donalísio, onde as pessoas passaram a usar contêineres azuis para o descarte material reciclável como papéis, plásticos, latas e garrafas pets; contêineres marrons, destinados para frutas, verduras e legumes sem utilização nas feiras, bem como resto de comidas e carcaças de animais ali comercializados; contêineres verdes, para descarte de lixo a ser destinado ao aterro sanitário (embalagem de salgadinhos, restos de varrição de rua, lixo de banheiro e embalagens de papel sujas com molhos e gorduras) e galões para óleo de fritura, que estarão identificados com adesivo, junto dos demais contêineres.