Prefeitura inaugura novo prédio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas

Filha da homenageada, na foto ao lado da secretária adjunta de Saúde, compareceu à cerimônia (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

Autoridades municipais e profissionais de saúde participaram, na manhã de quarta-feira (24), da inauguração do novo prédio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) “Maria Helena Corrêa Pompeu”, localizado na Rua Aristides de Assumpção Menabó, 75, Loteamento Residencial Maria Fernanda.

O prefeito Guilherme Gazzola (PL), em seu discurso, falou sobre os desafios complexos e sobre o trabalho incessante dos profissionais da saúde neste momento histórico que vivemos. Destacou a qualidade da equipe da Secretaria de Saúde de Itu e a importante liderança da secretária da pasta, Janaina Guerino de Camargo, que na oportunidade esteve representada pela secretária adjunta, Natália Stevanato Silva.

Guilherme Gazzola também agradeceu a presença da filha da homenageada, que empresta o nome ao AMI, Marinalva Cristina Pompeu. A cerimônia contou ainda com as presenças do vice-prefeito, Luciano Alves Ribeiro (PL), do presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Thiago Gonçales (PL), dos vereadores Célia Rocha (PL), Luisinho Silveira (MDB) e Donizetti André (Republicanos), secretários e diretores municipais.

O AMI, que é referência regional, conta com equipe multidisciplinar constituída por médicos infectologista, infectopediatra, pneumologista, hepatologista, ginecologista, urologista, proctologista, assistente social, psicólogo, enfermeiros e farmacêutico.

Atualmente, mais de 21 mil usuários estão cadastrados no serviço para os diversos atendimentos oferecidos no local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Além do atendimento às doenças infectocontagiosas, no AMI são realizadas coleta de exames laboratoriais e testagem sorológica para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e desenvolvidos os programas de HIV, Tuberculose, Hanseníase, Hepatites Virais, Criança Exposta ao HIV, Profilaxia Pós Exposição Sexual e Programa de Acidente de Trabalho.